Voltar para a tela anterior.

Comissão Temporária Especial do Idoso será instalada na Câmara Municipal

O grupo deverá funcionar pelo prazo de um ano


Na sessão ordinária desta terça-feira (17/09), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o requerimento, de autoria do vereador João Carlos Virgili Costa/PDT, que propõe a instalação da Comissão Temporária Especial do Idoso. De acordo com o parlamentar, o objetivo será acompanhar a estruturação da Coordenadoria Municipal do Idoso (recentemente, sancionada pelo prefeito Alceu Barbosa Velho), bem como, contribuir na formatação de alguns projetos iniciais, junto à administração pública e às secretarias, no que diz respeito ao direcionamento da verba arrecada no Fundo Municipal do Idoso.

Virgili explicou que o envelhecimento é caracterizado por um processo múltiplo e desigual de decadência das funções de um organismo vivo, em função do tempo de vida. Segundo o texto, graças à crescente qualidade de vida e aos avanços da medicina, sexagenários, septuagenários e octogenários estão, cada vez mais, ativos na sociedade, em atividades impensadas para os idosos de algumas décadas atrás. O documento reitera que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas idosas as pessoas acima de 60 anos de idade, em países subdesenvolvidos, e de 65 anos, em países desenvolvidos.

O projeto salienta que, no Brasil, o número de idosos, com idade acima de 60 anos, passou de três milhões, em 1960, para sete milhões, em 1975, e 14 milhões, em 2002 (um aumento de 500% em quarenta anos), com a estimativa de se chegar a 32 milhões, em 2020. Menciona que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio Grande do Sul, o percentual da população de idosos vai duplicar.

O pedetista ressaltou que, em Caxias do Sul, segundo dados do IBGE de 2010, a população de idosos é de, aproximadamente, 53 mil pessoas, alcançando 12,2% da população da cidade. Com isso, na ótica de Virgili, é preciso pensar em alterações nos espaços públicos e privados, para atender à essa mudança populacional.

Os parlamentares Renato Nunes/PRB, Gustavo Toigo/PDT e Mauro Pereira/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Jaison Barbosa/PDT, Flávio Dias/PTB, Pedro Incerti/PDT Flávio Cassina/PTB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Rafael Bueno/PCdoB e Zoraido Silva/PTB parabenizaram a iniciativa do parlamentar alertando que o respeito é fundamental.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

17/09/2013 - 21:53
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo