Voltar para a tela anterior.

Palestra sobre o movimento tradicionalista reúne 45 alunos no plenário da Câmara

O vereador Jó Arse destacou a história e os símbolos da cultura gaúcha


Dentro dos festejos da Semana Farroupilha, 45 alunos dos 4º e 5º anos da Escola de Ensino Fundamental Laurindo Formolo se reuniram na tarde desta segunda-feira (16/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, para acompanhar uma palestra sobre a história do movimento tradicionalista gaúcho. A explanação coube ao vereador Jó Arse, também ex-presidente da 25ª Região Tradicionalista (de 2005 a 2012), que abrange o município. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, e o diretor-geral da Casa, José Ferreira Machado, prestigiaram a abertura da atividade.

Jó contou que o início do movimento, inspirado nos ideais da Revolução Farroupilha (1835-1845), remonta a agosto de 1947. Na oportunidade, o chamado Grupo dos Oito, formado por alunos, no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, começou um processo de regate histórico e de reafirmação dos hábitos e do folclore gaúcho. Entre os que lideraram a iniciativa, estavam Paixão Cortes (maior tradicionalista gaúcho e que inspira o Monumento ao Laçador, na entrada de Porto Alegre) e o já falecido folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa.

O vereador enalteceu o fato de Caxias do Sul ser conhecida como a Capital Mundial dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG), já que contém 89 agremiações. Disse que, no estado, existem 30 regiões tradicionalistas e mais de 1,5 mil CTG.

Em seguida, com a bandeira sul-rio-grandense e cenas do homem do campo no painel eletrônico, os jovens cantaram o hino oficial do estado. Entre outros pontos, Jó ainda salientou símbolos do Rio Grande: a chama crioula, o cavalo crioulo, a flor brinco-de-princesa, a planta marcela, o quero-quero, a indumentária, o linguajar (originário da rotina no campo e que ganhou os centros urbanos), a erva-mate, o chimarrão, o churrasco.

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

Os estudantes também assistiram ao vídeo institucional da Câmara e percorreram os setores da Casa. Eles foram conduzidos pelo setor de Relações Públicas e vieram acompanhados pelas professoras Sandra Maria Rech e Simone Flores Zago.

16/09/2013 - 17:27
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo