Voltar para a tela anterior.

Paim garante que tentará audiência no Ministério do Trabalho em prol de senegaleses

A Comissão de Direitos Humanos continua tentando viabilizar a permanência dos imigrantes


A sinalização de que poderá ser agendada uma audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, em prol de senegaleses radicados em Caxias do Sul, foi o resultado da reunião da Comissão de Direitos Humanos, realizada na tarde desta sexta-feira (13/09), na sala das comissões da Câmara Municipal. A garantia partiu do senador Paulo Paim/PT, que se integrou à mobilização pela viabilização da permanência dos imigrantes, a partir de vistos de trabalho. O movimento vem sendo conduzido pela presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT.

Na oportunidade, Denise relatou as dificuldades de alguns senegaleses. "Eles conseguem autorização para trabalhar por seis meses, logo que encaminham o pedido de refúgio. Mas, passado o período, encontram dificuldades para renovar, o que torna a situação deles ilegal", explicou ao senador.

Em seguida, Paim acenou com a possibilidade de tentar viabilizar uma alternativa que evitasse a deportação deles do Brasil. Comentou que as conversas também precisam envolver representantes do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. Atualmente, Caxias já conta com mais de 400 senegaleses, sendo que alguns deles se encontram formalmente inseridos no mercado de trabalho local.

Além da presidente Denise, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Casa os vereadores Flávio Dias/PTB, Mauro Pereira/PMDB, Rafael Bueno/PC do B e Renato Nunes/PRB.

13/09/2013 - 19:00
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo