Voltar para a tela anterior.

Flávio Dias apresenta projeto para beneficiar idosos

Parlamentar defende a criação de uma creche especializada para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos


O vereador Flávio Dias/PTB  apresentou um projeto de lei sugerindo ao Executivo a criação de uma creche para idosos. Na sessão ordinária desta quinta-feira (12/09), o parlamentar exibiu números para sustentar a iniciativa. Segundo Dias, o Brasil está se tornando um país de velhos e, atualmente, conta com mais de 18 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade. Esse número representa aproximadamente 10% da população. O parlamentar apresentou também dados de Caxias do Sul. De acordo com Dias, hoje, o município registra 30.897 idosos.  

A expectativa de vida da população brasileira é de 71 anos de idade, cerca de 60% maior do que na década de 1940, acrescentou Dias. "Essa mudança no perfil populacional do país requer a urgência de atenção do poder público para oferecer uma rede de serviços assistenciais especializada na proteção do idoso", defendeu.

O petebista destacou que, se o texto for aprovado e colocado em prática, o idoso terá atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação em local apropriado.  Nas unidades, os idosos contarão com os serviços de profissionais especializados, entre eles, nutricionistas, professores de Educação Física, assistente social e visitas de profissionais da saúde.

Conforme Dias, a implementação de sua proposta seria uma maneira de atender parcela da população que não dispõe de recursos financeiros para custear os cuidados que uma pessoa da terceira idade exige. "Para se cuidar de um idoso, é um muito caro. Eu mesmo já precisei contratar um profissional para atender um familiar, mas não foi possível (manter) pelo alto custo", salientou.

O parlamentar lembrou, ainda, das dificuldades que pessoas dessa faixa etária enfrentam para ingressar no mercado de trabalho. Lamentou que o Brasil não valoriza a experiência dos cidadão com idade avançada. "Nos países desenvolvidos, a sociedade aproveita a experiência dos mais velhos para educar os mais jovens", frisou.         

Gustavo Toigo/PDT buscou encorajar os administradores públicos para que sejam estabelecidas politicas sociais voltadas ao idoso. Defendeu também a prioridade no atendimento para o idoso em todos os estabelecimentos comerciais, especialmente na rede bancária.  Toigo ressaltou, ainda, que o idoso, a partir de certa idade, se torna vulnerável e acaba apresentando dificuldades de locomoção e redução dos principais sentidos. "Por causa dessa vulnerabilidade, o nome creche é muito apropriado. O idoso quando chega nessa idade, precisa de atenção e um carinho maior. Esse é um anseio da população idosa. Temos que fazer com esse projeto se concretize o mais rápido possível", defendeu.  

O tema recebeu o apoio dos vereadores Mauro Pereira/PMDB, Rafael Bueno/PC do B, Virgili Costa/PDT e Zoraido Silva/PTB.

12/09/2013 - 21:56
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo