Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa defende projeto de cabeamento subterrâneo para o município

Canalização de fios e cabos deve ser de responsabilidade da iniciativa privada, sugere o parlamentar


O vereador Jaison Barbosa/PDT apresentou o projeto de lei que torna obrigatória a colocação subterrânea de todo cabeamento instalado em Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta quinta-feira (29/08), o parlamentar informou que o texto estabelece como rede ou fiação aérea e subterrânea todos os produtos que utilizam cabeamento para levar ao mercado consumidor os serviços oferecidos por determinadas empresas. Entre esses serviços, estão: energia elétrica, telefonia fixa, banda larga e TV a cabo.

Pela proposta do autor, empresas e concessionárias ficam obrigadas a retirar postes, transformadores e fios elétricos, além de realizar a substituição gradativa da rede de fiação aérea na zona urbana. O projeto prevê ainda que todos os custos para implantação do cabeamento subterrâneo serão de responsabilidade das permissionárias, incluindo os danos provocados nas áreas públicas em razão do enterramento dos cabos.

Se a proposição for aprovada, o prazo para a adaptação do cabeamento existente no município será de 15 anos a contar da publicação da lei. Além de conhecimento técnico para elaborar a proposta, o parlamentar afirma que buscou inspiração em outras cidades que adotaram esse sistema. Jaison mencionou também que a ideia vai ao encontro do projeto de governo do prefeito Alceu Babosa Velho, que trata da despoluição da paisagem urbana, resgatando o processo histórico da construção do município. "A implantação das tubulações subterrâneas é uma solução para demonstrar que a cidade melhorou em estética, organização, segurança e praticidade, além de estar ambientalmente correta", sintetiza.

O vereador Mauro Pereira/PMDB elogiou o projeto do trabalhista salientando que a tendência é que toda fiação utilizada nas cidades seja canalizada. Já o vereador Rafael Bueno/PCdoB ressaltou que a proposta está ligada à preservação do meio ambiente. "Com esse projeto, poderemos retirar um poste da calçada e plantar uma árvore", sugeriu.

Por outro lado, Flavio Dias/PTB vê nos postes de fiação um sério problema, especialmente quando precisam ser removidos. Segundo o parlamentar, em algumas situações, acabam deixando uma grande parcela de usuários sem energia.  O vereador acredita, porém, que a ideia é grandiosa no sentido de qualificar o serviço à população. Neri, O Carteiro/DEM considerou o projeto audacioso e lembrou do transtorno causado pelos postes de alta tensão da Rua Antonio Broilo, no bairro Cruzeiro. Conforme ele, por falta de espaço, foi preciso instalar a estrutura no meio da via, acarretando perigo aos veículos que trafegam no local.

O vereado Flávio Cassina/PTB prevê dificuldades para aprovação do projeto, sabendo que Caxias do Sul, além do solo rochoso, tem um planejamento urbanístico que passa dos 100 anos. "A ideia é maravilhosa, mas serve para uma cidade planejada. Precisamos buscar alternativas de acordo com nossa realidade", afirmou.

Guila Sebben/PP relatou sobre um projeto da mesma natureza, para implantar cabeamento subterrâneo na Avenida Júlio de Castilhos.  O plano, orçado em R$ 27 milhões, foi elaborado durante o período em que o progressista esteve à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. "Essa deve ser uma iniciativa política, até porque esse é o futuro das cidades limpas", observa.

29/08/2013 - 21:31
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo