Voltar para a tela anterior.

Bueno volta a defender Campus 8 da UCS para sediar extensão da UFRGS

O vereador entende que a federalização da UCS é uma pauta obsoleta


A possibilidade de Caxias do Sul abrigar uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) voltou a pautar discussões em plenário. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29/08), o vereador Rafael Bueno/PCdoB novamente defendeu que a Universidade de Caxias do Sul (UCS) ceda o espaço do Campus 8 para a instalação da UFRGS, conforme posição tomada na Comissão Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul, a qual o parlamentar preside.

Bueno alegou que a federalização da UCS é uma pauta obsoleta, trabalhada há 40 anos. Citou que, quando o ex-prefeito e ex-vereador José Ivo Sartori era presidente do Diretório Central dos Estudantes da UCS, em 1972, essa pauta foi lançada. "Naquela oportunidade, a UCS era a única instituição de Ensino Superior da região, mas hoje os interesses são outros", frisou. O comunista ainda alegou que o próprio Sartori, em 2005, divulgou em entrevista a jornal local que o melhor caminho não é mais transformar a UCS em universidade federal.

Para ele, a vinda da UFRGS a Caxias do Sul é uma forma de destacar a região. Relatou que a própria coordenação daquela entidade planeja trazer cursos das áreas do campo e da metalurgia, duas propulsoras da economia local. Afirmou ainda que Caxias foi a única cidade que contemplou positivamente todos os quesitos estipulados pelo vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, para que seja feita a extensão.

Quanto ao trabalho da Comissão Pró-Universidade Pública, Bueno alegou que o reitor da UCS, Isidoro Zorzi, e outros líderes de entidades e sindicatos foram visitados. Bueno acredita que o Campus 8 da UCS seja o lugar ideal para que a UFRGS se instale. Argumentou que a derrubada do pedágio de Forqueta, o futuro trem regional instalado próximo àquela localidade e a possibilidade de construir casas para estudantes sejam aspectos favoráveis. Além disso, comentou que a UCS enfrenta dificuldades financeiras, e que a instituição poderia firmar uma parceria com o governo federal ao doar o Campus 8.

Para o vereador Gustavo Toigo/PDT, no entanto, a federalização da UCS é possível. Defendeu que, dessa forma, toda a estrutura que a UCS já dispõe significaria economia de tempo e trabalho para a instalação do Ensino Superior público na cidade. "Não importa se é uma extensão da UFRGS ou a criação da Universidade Federal de Caxias do Sul. É injusto que Caxias ainda não tenha esse ensino público", defendeu.

Henrique Silva/PCdoB, por sua vez, citou que a UFRGS já havia deixado claro que viria para a Serra com uma estrutura própria. "Quando retomamos uma comissão na Casa, como a Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul, não podemos mudar o foco, mas acertá-lo. E o foco hoje é a vinda da universidade federal", frisou.

29/08/2013 - 21:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo