Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra o centenário do Hospital Pompéia

A organização hospitalar é filantrópica e não tem fins lucrativos


O centenário do Hospital Nossa Senhora de Pompéia de Caxias do Sul foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite desta quinta-feira (15/08), no plenário da Casa. As instalações estão distribuídas em 301 leitos, divididos em 11 unidades de internação. Cerca de 60% dos leitos são destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

Coube ao vice-presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo, pronunciar-se a partir da tribuna. Ele destacou a meta da instituição, de zelar pela saúde, como ato de amor e demonstração de afeto. "Após um século de história, o Pompéia se consagra na condição de referência no estado e no país", enalteceu. O parlamentar salientou que, no período, milhões de pessoas receberam atendimento. Ressaltou, ainda, o fato de o hospital dispor de equipamento de diagnóstico por imagem, considerado o mais moderno do Brasil.

Depois de receber placa de reconhecimento do Legislativo, o superintendente-geral do Hospital Pompéia, Francisco Ferrer, declarou-se emocionado. Enfatizou que o comprometimento com a comunidade tem sido a marca do órgão. Lembrou que todo o reconhecimento e a excelência em saúde se devem ao esforço diário de todo o corpo funcional da unidade hospitalar.

A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. De acordo com ela, o órgão homenageado vem se notabilizando pela prestação de serviços em prol de uma saúde competente, humaniza e mais justa. Comentou que o lema do Pompéia, de sempre promover o conceito de família entre os seus colaboradores, contribui para o sucesso alcançado.

A fundação da casa hospitalar data de 12 de agosto de 1913. Ela possui, como entidade mantenedora, o Pio Sodalício das Damas de Caridade. O grupo surgiu com o objetivo de arrecadar fundos para a construção do altar-mor da Igreja Matriz Santa Teresa. Cumprida esta finalidade, direcionou os seus esforços para a criação de um hospital. No dia 24 de junho de 1920, o Hospital Nossa Senhora de Pompéia era solenemente inaugurado.

O hospital apresenta caráter geral e atende a todas as especialidades, sendo referência para a urgência e a emergência. Sem fins lucrativos, a organização hospitalar é filantrópica e de utilidade pública federal, estadual e municipal. A instituição conta com um dos mais modernos centros de diagnósticos do país, equipado com laboratório de análises clínicas, tomografia, ecografia, mamografia, raios-x e ressonância magnética. O Instituto de Diagnóstico do Hospital Pompéia contém o PET/CT, o mais moderno aparelho para diagnóstico por imagem da medicina atual.

15/08/2013 - 22:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo