Voltar para a tela anterior.

Início das sessões ordinárias da Câmara Municipal permanece às 15h45

Na plenária desta quinta-feira, foi rejeitada a proposta de alteração para as 18h


A abertura das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Caxias do Sul continuará sendo às 15h45, sempre às terças, quartas e quintas-feiras. Na plenária desta quinta-feira (15/08), por maioria de votos (13X9), foi rejeitado o projeto de resolução, assinado pelo vereador Mauro Pereira/PMDB e outros sete parlamentares, que tentava passar o horário de início para as 18h. A duração máxima regimental de três horas também permanece.

Um amplo debate antecedeu a votação final. De um lado, pela permanência do horário atual, vereadores indicavam que ocorreria aumento de custos, na troca para as 18h. Principal defensor da continuidade, o vereador Zoraido Silva/PTB garantiu que, após consultas aos setores da Casa, verificou que outra mudança acarretaria elevação estimada de despesas com pessoal, na ordem de R$ 50 mil a R$ 60 mil por mês. "Em todos os horários de início, praticados nos últimos anos, sempre houve déficit público. Agora, mais gente frequenta o plenário", observou.

Por outro lado, vereadores sustentavam que, às 18h, seria possível maior participação popular, no acompanhamento ao vivo das sessões, tanto no plenário quanto pela TV Câmara (canal 16). Também acreditavam na possibilidade de maior presença dos parlamentares, nas comunidades, para colher demandas da população, durante a tarde. A essa posição, se associaram os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PT, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/DEM, Renato Nunes/PRB, Rodrigo Beltrão/PT e Virgili Costa/PDT, autores da proposta de alteração.

Primeiro a assinar o projeto das 18h, Mauro alertou que os colegas deveriam ter a grandeza de ouvir a suposta vontade majoritária do povo. "Com o horário das 15h45, ficou mais difícil exercer o mandato e atender aos bairros. Além disso, o comparecimento de pessoas ao plenário está baixo. Desse jeito, posso apresentar projeto para que, na próxima legislatura, a Câmara volte a ter 17 vereadores", comentou.

Desde o último dia 2 de julho, o começo das plenárias passou a ocorrer às 15h45, em substituição ao horário anterior, das 17h. A troca havia sido definida, por maioria (13X7), na sessão ordinária de 12 de junho passado, em aprovação ao substitutivo de outro projeto de resolução, assinado pelo vereador Zoraido Silva/PTB e outros 14 parlamentares. A continuidade do horário atual contempla os encontros da comissão representativa da Casa, que, geralmente, se reúne no período de recesso legislativo.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Não

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não

RAFAEL BUENO PCdoB Não

RAIMUNDO BAMPI PSB Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Não

15/08/2013 - 20:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo