Voltar para a tela anterior.

Bueno quer que a UFRGS se instale no Campus 8 da UCS

O parlamentar defendeu uma parceria entre a universidade local e a instituição federal


Na esteira dos novos recursos destinados para a educação, como os royalties do petróleo e o fundo social do pré-sal, o vereador Rafael Bueno/PC do B voltou a defender a implantação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta quarta-feira (14/08), ele sugeriu que fosse utilizado o terreno do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), como área destinada para a implantação de uma universidade pública federal.

Bueno destacou as mobilizações realizadas até o momento, para concretizar uma antiga reivindicação da comunidade da Serra. Citou o empenho do deputado federal Assis Melo/PC do B, que, segundo ele, tem sido um dos protagonistas dessa batalha, nas diversas reuniões com prefeitos da região e com o vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann.

O comunista enfatizou que, agora, seria uma boa oportunidade para a UCS, que estaria enfrentando constantes dificuldades financeiras e teria espaços ociosos que poderiam ser utilizados, mediante parceria com o governo federal. Defendeu a doação do Campus 8, para o governo, em troca de renúncias fiscais, em impostos federais. "Tenho a convicção de que, se for feita essa oferta para a UFRGS, a universidade não pensará duas vezes, em instalar um campus, em Caxias do Sul", sustentou. Para ele, o evento realizado em 2011, quando foram reunidas mais de 1,5 mil pessoas para uma audiência pública, serviu como exemplo de força de  mobilização da comunidade.

Destacou que, após assumir a Presidência da Comissão Pró-Universidade Pública, este ano, buscou restabelecer o apoio das entidades caxienses e o diálogo com os prefeitos da região. "Destas visitas, ficou óbvio a necessidade de mantermos a união de toda a Serra, para que a UFRGS tivesse um campus aqui", relatou Bueno.

O vereador Pedro Incerti/PDT também apoiou a implantação de uma universidade federal, em Caxias. Mas, segundo o trabalhista, existem forças contrárias e que, por interesses particulares, não têm interesse que o campus seja instado na cidade. Alertou que o município possui, hoje, mais de dez instituições de ensino particular e nenhuma de ensino público.

Na mesma linha, o vereador Daniel Guerra/PSDB observou ser preciso continuar a mobilização, já que existem mais de 100 entidades envolvidas no processo. "Ficamos triste quando vemos uma extensão da UFRGS sendo erguida no Litoral Norte, enquanto a Serra fica fora", ponderou.

Em seguida, Bueno convidou a comunidade para mais um encontro de mobilização, em torno deste tema. Comentou que a comissão deverá organizar um ato-show no próximo dia 27 de setembro, na Praça Dante Alighieri.

14/08/2013 - 18:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo