Voltar para a tela anterior.

Pedido de informações referente ao descarte de lâmpadas fluorescentes é aprovado

Texto obteve a aceitação unânime dos vereadores


O requerimento de autoria dos parlamentares Kiko Girardi/PT e Denise Pessôa/PT, solicitando informações à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), sobre o descarte de lâmpadas fluorescentes, foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (13/08).

Conforme o documento, lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, metal altamente nocivo aos seres humanos, à água e ao meio ambiente. O texto informa que cada lâmpada quebrada na natureza contamina 15 mil litros de água potável.

Um dos questionamentos solicitados pelos vereadores petistas diz respeito à quantidade de lâmpadas fluorescentes usadas que são recolhidas por mês pela Codeca. Pede, ainda, se existem locais específicos para a Codeca fazer o recolhimento e se é cobrado algum valor para coletar as lâmpadas nesses pontos.

Requer também informações referentes à quantidade de lâmpadas que são enviadas por mês para descontaminação; quais empresas realizam o processo e qual o valor pago pela Codeca por lâmpada a ser descontaminada. Solicita saber se a empresa final que recebe as lâmpadas possui licença ambiental para realizar a descontaminação, encaminhando cópia da referida licença. Questiona, ainda, se a Codeca está cumprindo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, conforme previsto na Lei 12.305/10.

Na opinião do vereador Kiko Girardi/PT, é adequado que a população saiba dar o destino correto ao lixo, principalmente aos resíduos tóxicos. Informou que o mercúrio contido nas lâmpadas fluorescentes pode causar sérios problemas de saúde às pessoas. Os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB e Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT, Neri, O Carteiro/DEM, Guila Sebben/PP e Renato Nunes/PRB se manifestaram favorável à iniciativa dos vereadores petistas. Conforme o progressista Guila Sebben, não existe no Rio Grande do Sul empresa que realize a descontaminação. Isso porque, segundo o parlamentar, a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) não acha relevante.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não Votou

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

13/08/2013 - 22:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo