Voltar para a tela anterior.

Vereador por um Dia 2013 continua com as inscrições abertas

A iniciativa conta com simulação de sessão ordinária entre alunos


O programa Vereador por um Dia é uma forma de integrar os estudantes das redes pública e particular de ensino ao cotidiano do Legislativo. Para tanto, os jovens participam da simulação de uma sessão ordinária, indicando solicitações ao Executivo e sugerindo projetos de lei. Na última edição, no ano passado, os alunos debateram temas que vão desde prevenção de doenças até estrutura de escolas, medidas na área de sustentabilidade e trânsito.

Para este ano, as inscrições seguem até o próximo dia 20 de agosto. As instituições de Ensino Fundamental ou Médio poderão se inscrever na Comissão de Educação, Ciência E Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara. A iniciativa abrange escolas estaduais, municipais e particulares da cidade. As inscrições são feitas na Comissão de Educação, através do e-mail vereadorporumdia@camaracaxias.rs.gov.br. Informações mais detalhadas podem ser obtidas com Rafaela Bacchi Steffli, pelo telefone: (54) 3218.1605.  

Depois de encerrado o prazo das inscrições, ocorre o sorteio, em 27 de agosto, dos 23 colégios que participarão da sessão ordinária simulada, em 21 de outubro. As escolas inscritas deverão enviar representantes para participar do sorteio, no anfiteatro da Câmara.

O presidente da comissão, vereador Jó Arse/PDT, afirma que cada instituição sorteada indicará um aluno mediante seleção interna, a ocorrer em setembro. Ele sugere que, ao longo de setembro, os professores estimulem debates internos entre os alunos candidatos, com temas de interesse da comunidade escolar. Ressalta que a comissão poderá acompanhar esse processo diretamente nas escolas, por meio de agendamento. Jó também enfatiza que a rede de ensino precisa se apropriar das características e das funções do poder Legislativo.

A lei, que regulamenta o Vereador por um Dia, existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Em 7 de novembro de 2001, o ex-vereador Vinicius Ribeiro propôs uma alteração, que foi aprovada. Desde então, escolas de Ensino Médio passaram a fazer parte do projeto.

Além do presidente Jó, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Casa os vereadores Daniel Guerra/PSDB, Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT e Rafael Bueno/PCdoB.
09/08/2013 - 15:46
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo