Voltar para a tela anterior.

Henrique quer tornar nulo o requerimento que cassou vereadores da ARS em 1964

Suplente na época, Luiz Pizzetti acompanhou o pronunciamento no plenário da Casa


Uma correção nos desdobramentos de um episódio da história política da Câmara Municipal de Caxias do Sul é o objetivo do vereador Henrique Silva/PC do B. A partir da tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (08/08), o parlamentar anunciou que, amanhã, protocolará, na Casa, um projeto de resolução. Segundo ele, a intenção do texto é tornar nulo o requerimento do Legislativo caxiense que, em 20 de abril de 1964, havia cassado os vereadores titulares e suplentes da então Aliança Republicana Socialista (ARS). Suplente da ARS na época, o ex-vereador Luiz Pizzetti acompanhou o pronunciamento de Henrique, no plenário.

O comunista citou, entre outras personalidades, o falecido advogado Percy Vargas de Abreu e Lima, que, naquela oportunidade, era vereador titular da ARS. Para Henrique, a sua proposta dialoga com ações semelhantes da Câmara Federal, que, na próxima terça-feira, deverá devolver os mandatos de ex-deputados cassados por conta do Regime Militar (1964-1985). Ressaltou, ainda, os trabalhos da Comissão da Verdade do governo federal, que está apurando crimes contra os direitos dos cidadãos, referentes ao período de 1948 a 1988.

De acordo com o artigo 2º da proposta de resolução de Henrique, se ela for aprovada, não serão produzidos efeitos financeiros, sendo vedada a remuneração ou a indenização de qualquer espécie, em caráter retroativo.

08/08/2013 - 21:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo