Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos se reunirá com o prefeito na próxima terça-feira

O encontro buscará regularizar a situação de imigrantes senegaleses


Uma reunião com o prefeito Alceu Barbosa Velho, na próxima terça (16/07), às 10h, no Centro Administrativo, buscará regularizar a situação de imigrantes senegaleses, em solo caxiense. O agendamento resultou da audiência da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na tarde de hoje, na sala das comissões da Casa. Entre os principais problemas, a presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, referiu faltas de adequadas condições de alimentação, moradia, segurança e trabalho.

Outro encaminhamento da reunião de hoje ficou por conta do professor Fernando Meinero, que leciona política internacional na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Ele contatará com o Ministério Público Federal e o Ministério do Trabalho, para que compareçam à audiência de terça-feira com o prefeito.

A responsável pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Maria do Carmo Gonçalves, informou que existem 428 senegaleses na cidade. Afirmou que eles vieram para Caxias do Sul, em busca de trabalho e melhores condições de vida. "Porém, essas pessoas vêm enfrentando dificuldades, devido à demora em conseguir legalizar a documentação, algo que se arrasta há mais de quatro meses", observou.

Maria do Carmo explicou que a Polícia Federal teria alegado que a estrutura para atender estrangeiros é muito pequena. Por isso, a cada dia, apenas um estrangeiro consegue ser atendido. Acrescentou que a restrição dificulta a inserção deles no mercado formal de trabalho.

A representante do CAM ainda apontou para a péssima condição de moradia que muitos enfrentam. Alertou que 40 senegaleses vivem em uma casa deteriorada, localizada no bairro Desvio Rizzo, cuja capacidade seria somente para 15 pessoas.

Outras autoridades prestigiaram o encontro de hoje: a diretora de Promoção e Cidadania da Fundação de Assistência Social (FAS), Alda Lundgren, o presidente da Associação dos Imigrantes Senegaleses em Caxias do Sul, Abdou Lahat Nidiaye (Bili), o presidente da Fundação Caxias, Euclides Sirena, o representante do Centro de Pesquisa e Estudos em Direitos Humanos, o padre Gilnei Fronza, o representante da Coordenadoria de Igualdade Racial, Diógenes de Oliveira Brasil (Mestre Brasil), a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE), Juçara Quadros.

Além da presidente Denise, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Flávio Dias/PTB, Mauro Pereira/PMDB, Rafael Bueno/PC do B e Renato Nunes/PRB. Os parlamentares Neri Carteiro/DEM e Rodrigo Beltrão/PT também prestigiaram a reunião.

12/07/2013 - 17:36
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo