Voltar para a tela anterior.

Flavio Cassina divulga manifesto da AAPOPECS

A entidade reclama da sistemática redução dos benefícios aos aposentados


Na sessão ordinária desta quinta-feira (11.07), o vereador  Flavio Cassina/PTB leu um manifesto da Associação dos Aposentados  e  Pensionistas de Caxias do Sul (AAPOPECS). O texto conclui que a política de reajustes das aposentadorias com valores acima  de um salário mínimo ligadas à Previdência Pública é uma das maiores injustiças sociais do país. Diz ainda que, com as perdas impostas pelo governo em cada reajuste, estão diminuindo drasticamente os valores das aposentadorias acima de um salário mínimo.

Neste ano de 2013, as aposentadorias foram reajustadas em apenas 6,2%. Para título de comparação, os benefícios dos aposentados com um salário mínimo desde 2000 até o momento, tiveram aumento de 398,29%. Enquanto isso, os benefícios dos aposentados com mais de um salário mínimo foram reajustados, no mesmo período, com apenas 157,88%.  Ainda, conforme o documento da AAPOPECS, o governo, seguindo com esta política de redução drástica dos valores dos benefícios dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, não vai muito longe, e todos estarão recebendo o valor de um salário mínimo de aposentadoria.

O parlamentar também registrou que, atualmente, são cerca de 9,2 milhões de pessoas que recebem acima do piso previdenciário, enquanto que os que recebem o piso (um salário mínimo de R$ 678) são mais de 20 milhões. A AAPOPECS está trabalhando para mudar essa realidade e tem feito forte pressão junto aos deputados, para que seja votada a proposta do senador Paulo Paim/PT, que visa corrigir todas as aposentadorias da Previdência Social pelo mesmo índice que corrige o salário mínimo e propõe o fim fator previdenciário. "Recuperar e manter o poder aquisitivo dos aposentados é, sem dúvida, um direito humano básico dos idosos que pagaram para ter uma aposentadoria descente", finalizou o vereador petebista. 

O parlamentar Pedro Incerti/PDT disse que um dos maiores problemas levantados pela população que está nas ruas hoje é a questão dos aposentados do INSS. "Estão criando uma verdadeira república do salário mínimo para aposentados do INSS", reclamou o pedetista.

11/07/2013 - 21:11
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo