Voltar para a tela anterior.

Parlamentares debatem sobre as manifestações de hoje pelo Brasil

A pauta despertou diferentes opiniões na sessão ordinária desta quinta-feira


A manifestação ocorrida hoje em distintas regiões do Brasil rendeu diferentes opiniões por parte dos vereadores, na sessão plenária desta quinta-feira (11/07). O parlamentar Mauro Pereira/PMDB lamentou o ato, criticando o fato de estradas terem sido fechadas por manifestantes, que também impediram o funcionamento do transporte público na sua normalidade em Caxias do Sul. Conforme Mauro, muitas pessoas precisaram atravessar a cidade a pé para conseguir chegar ao trabalho. O peemedebista destacou que grandes empresas trabalharam somente com 40% dos funcionários devido ao protesto.

Mauro informou ainda que a população caxiense enviou torpedos para os meios de comunicação, reclamando dos transtornos. Na opinião do vereador, o povo não concordou com a paralisação articulada por sindicatos. O parlamentar mostrou-se indignado com essa situação e mencionou que trancar rodovias é um ato muito pequeno. "Impedir as pessoas de exercer seu direito de ir e vir não é democrático", salientou.

Mauro também afirmou que, nas manifestações de hoje, os sindicalistas não sabiam pelo que estavam reivindicando. Comentou que integrantes das centrais sindicais apoiam a administração Dilma Rousseff e, inclusive, integram partidos que fazem parte do governo federal. O parlamentar lembrou ainda que, desde o ano de 2009, tem protocolado moções (foram quatro até agora) de apoio ao fim do fator previdenciário.

Em contrapartida, o vereador Henrique Silva/PCdoB rebateu a posição de Mauro, afirmando que o peemedebista tem se preocupado mais com o lucro das empresas e não com as manifestações do povo. Segundo Henrique, as pessoas devem se manifestar em defesa de pautas relevantes ao país. Na opinião do parlamentar do PCdoB, o povo sabe sim pelo que está lutando. "Se trata de uma luta concreta contra o sistema capitalista que existe no Brasil, que luta para que os trabalhadores não cresçam e não busquem melhorias", explicou Henrique.

Na visão do vereador, é necessária a reforma política. De acordo com Henrique, o plebiscito proposto recentemente pela presidente Dilma Rousseff ajudará a mostrar a real opinião do povo.

O petista Rodrigo Beltrão contribuiu pontuando que criminalizar os movimentos é antidemocrático. Ele mencionou que o vereador Mauro Pereira/PMDB esteve presente no dia 21 de junho, quando cerca de 35 mil pessoas foram às ruas de Caxias reivindicar seus direitos. Em resposta, Mauro sugeriu ao petista verificar os anais, em que há registro de que ele não criticou os sindicatos, pelo contrário. Falou que prestam bom trabalho, mas que no movimento de hoje não fizeram certo ao fechar rodovias e impedir a saída de ônibus.

Denise Pessôa/PT destacou que os sindicatos têm trabalhado há muito tempo para buscar melhorias. A parlamentar lamentou a postura de Mauro em relação aos sindicatos. Já o vereador Raimundo Bampi/PSB defendeu os movimentos sindicalistas.

11/07/2013 - 21:10
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo