Voltar para a tela anterior.

Neri defende melhores condições de mobilidade e acessibilidade a deficientes

Segundo o parlamentar, é preciso proporcionar estruturas adequadas para a população


O problema da mobilidade e da acessibilidade a cegos, pessoas com deficiência e idosos tem preocupado o parlamentar Neri, O Carteiro/DEM. Na sessão plenária desta quinta-feira (11/07), o vereador informou que protocolará um projeto prevendo a instalação de sinalizador sonoro no interior e no exterior dos ônibus coletivos. Desse modo, quando o veículo chegar ao ponto de embarque ou desembarque, indicará o nome da parada, o número da linha e para qual bairro o ônibus está indo.

Além disso, o deficiente receberá um sinal em seu celular quando o ônibus estiver a menos de 100 metros da parada, enquanto o motorista será acionado com um sinal em seu painel por meio de um sistema chamado Multiplex. Conforme Neri, a intenção é proporcionar melhores condições de mobilidade e acessibilidade principalmente para cegos, pessoas de baixa visão e idosos.

Neri informou que esteve visitando a empresa Dimelthoz, responsável por fornecer equipamentos eletrônicos para a Marcopolo. Na visita, o diretor da empresa, Iran Zolet, informou que o aparelho Multiplex já existe em ônibus da Visate. Também explicou que, para esse serviço entrar em funcionamento, precisa apenas configurar o sistema já existente nos ônibus com o celular do deficiente visual ou do usuário, para a possível transmissão de sinal. "O custo desse projeto seria mínimo se relacionado à possibilidade de poder ajudar principalmente aquelas pessoas que não enxergam", ressaltou Neri.

O parlamentar informou que o custo para adequar toda a frota de ônibus seria de aproximadamente R$ 33,8 mil. Na sua opinião, esse valor é arrecado pela Visate em poucas horas.

O democrata destacou que, nos últimos dias, esteve visitando a Coordenadoria Municipal de Acessibilidade, a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) e o Instituto de Audiovisão (Inav), para apresentar e pedir apoio a esse projeto. Segundo o vereador, a coordenadoria se colocou à disposição para ajudar na questão e as demais entidades se mostraram gratas pela iniciativa.

Os parlamentares Mauro Pereira/PMDB e Daniel Guerra/PSDB lamentaram que esse tipo de acessibilidade ainda não tenha sido implantado em Caxias do Sul.

11/07/2013 - 21:07
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo