Voltar para a tela anterior.

Discutido o Plano Municipal do Turismo

O objetivo do projeto é orientar as políticas públicas do município para o setor


O projeto que institui o Plano Municipal do Turismo foi discutido na sessão ordinária desta quarta-feira (03/07). De autoria do Executivo, a matéria contém diversas diretrizes para orientar as políticas públicas do município, para o setor. Amanhã, a proposição retornará ao plenário, para segunda discussão e votação. Se entrar em vigor, a medida terá a duração prevista de dez anos. Caberá ao Conselho Municipal de Turismo coordenar o processo de avaliação e revisão do plano.

O vereador Renato Nunes/PRB abriu o debate criticando o turismo do município. Para ele, a área tem se reduzido à Festa da Uva, atração bianual cuja próxima edição será de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014. "A cidade ainda não dispõe de linha de ônibus e estação turísticas, a exemplo do que já acontece em Porto Alegre, inclusive com guia turístico. A maior parte da população desconhece os principais pontos turísticos", alertou.

O líder do governo municipal na Casa, vereador Gustavo Toigo/PDT, considerou a fixação de um plano específico como avanço para o setor. Para ele, o próprio ônibus turístico, referido por Nunes, e ciclovias poderiam ser contemplados a partir das novas diretrizes.

A proposta recebeu duas emendas dos vereadores Toigo e Guila Sebben/PP. Pela modificativa, eles tentam corrigir a redação do item que trata da infraestrutura, referindo os fatores de ordenação, logística e sinalização. No caso da emenda aditiva, eles inserem, no mesmo item, os modais de transporte de interligação de atrativos turísticos, como o trem regional.

O projeto de lei refere dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais o turismo envolve uma cadeia produtiva formada por, aproximadamente, 52 setores econômicos. Gera um em cada nove empregos no mundo.

03/07/2013 - 21:12
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo