Voltar para a tela anterior.

Servidora da FAS apresenta detalhes sobre o Pronatec, na Tribuna Livre da Câmara

Eleni Tsuruzono frisa que o programa estimula a inserção de pessoas no mercado de trabalho


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi o tema abordado pela servidora da Fundação de Assistência Social (FAS) Eleni Tsuruzono, na Tribuna Livre da sessão ordinária desta quarta-feira (29/05). Eleni explicou que o objetivo desse projeto é possibilitar a inserção no mercado de trabalho dos beneficiários de programas federais de transferência de renda a partir da formação e qualificação profissional. Criado pelo governo federal em 2011, o programa visa capacitar 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014, em cursos de 160 e 400 horas.

A servidora pontuou que o público-alvo do projeto envolve as pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza. Atualmente, Eleni informou que são oferecidos mais de 50 cursos profissionalizantes em áreas diferentes, entre elas: metalmecânica, automotiva, moda, construção civil, plástico e tecnologia da informação. Os alunos que participam dos cursos têm direito a uma certificação reconhecida, auxílio transporte, vale lanche e material didático.

Como estratégias de mobilização e divulgação do Pronatec, Eleni mencionou que ocorreram diversas reuniões junto a órgãos públicos, veículos de comunicação, escolas e secretarias para que as pessoas interessadas recebessem a informação sobre o programa. Segundo ela, o resultado tem sido muito gratificante. Em 2012, foram 2.212 alunos formados. Já em 2013, foram disponibilizadas 3.930 vagas, sendo 2.465 preenchidas no primeiro e segundo trimestre. De acordo com a servidora, o projeto pretende, ainda, aumentar a escolaridade dos alunos, diminuir a evasão, ampliar a estratégia de acompanhamento dos estudantes e fortalecer o sentimento de pertencimento dos alunos que se encontram em condições precárias.

  Os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Jaison Barbosa/PDT, Henrique Silva/PCdoB e Guila Sebben/PP parabenizaram o projeto e comentaram a relevância que a inclusão social tem para a sociedade.

29/05/2013 - 19:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo