Voltar para a tela anterior.

Alunos da Escola Dolaimes Stedile Angeli/CAIC conhecem a Câmara em projeto da Guarda Municipal

Os estudantes participam de oficina que orienta sobre a preservação do patrimônio público


Dois grupos de estudantes da Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli/Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) conheceram a Câmara de Vereadores no decorrer desta terça-feira (21/05). Os alunos participam da oficina que trata sobre a preservação do patrimônio público e o combate à violência ambiental, dentro de um projeto da Guarda Municipal de Caxias do Sul.

Acompanhados dos guardas municipais Antônio Teixeira, José Ávila e Rudinei Gil Moraes, e guiados pela Relações Públicas da Casa, Rejane Lizot, as crianças conheceram os gabinetes dos parlamentares, o plenário e demais setores do Legislativo. Também conversaram com os vereadores Jó Arse/PDT e Rafael Bueno/PCdoB. Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo (CECTCDT), Jó Arse recebeu os alunos no Plenário Nadyr Rossetti, na parte da manhã. Já Rafael Bueno, que também integra a CECTCDT, esteve com os pequenos na Sala de Comissões, durante a tarde.

Segundo a professora do grupo, Fernanda Welter, a visita ao Legislativo vem ao encontro dos conteúdos abordados em sala de aula, que tratam da história e da atualidade de Caxias do Sul. "Conhecer a Câmara desperta o sentimento de pertencimento à cidade e ajuda a entender o que é e para que serve o Legislativo", destaca a educadora.

Gabriele Soares Chagas, nove anos, considerou a visita interessante. "Eu nunca tinha vindo à Câmara antes", relatou. A menina ainda aproveitou para questionar Rafael Bueno sobre qual seria, na visão do parlamentar, o principal problema da cidade. O vereador respondeu que seria a falta de creches. Bueno também conversou com a criançada sobre outros temas, como o cuidado com os animais e o meio ambiente; a inclusão social e a importância de conhecerem a Câmara e o Executivo.

A Guarda Municipal desenvolve quatro diferentes oficinas nas escolas municipais, tratando de dano ao patrimônio público e violência ambiental; violência sexual e educação sexual; violência escolar e bullying e dependência química. Coordenador do Centro de Ações Preventivas e Projetos da Guarda Municipal, Esteves Rosa explica que os profissionais da Guarda Escolar são os mesmos que desenvolvem as oficinas. "A prevenção e as ocorrências são trabalhadas pelos mesmos guardas. A vantagem é que eles já possuem uma relação com os alunos", sublinhou o coordenador.

As oficinas contemplam alunos da rede municipal de ensino, do 2º ao 9º ano, com idades entre nove e 16 anos. Cada uma prevê 10 encontros semanais, trabalhados com duas turmas por turno. Segundo Rosa, para participar do projeto, a escola municipal precisa enviar um ofício solicitando o trabalho de Guarda Escolar. A partir disso, as oficinas a serem feitas e as turmas atendidas são definidas em conjunto com direção da instituição de ensino.

No decorrer desta quarta-feira (22/05), mais duas turmas do Caic visitarão os prédios do Executivo e do Legislativo caxiense. Paralelamente a esse projeto da Guarda Municipal, a Câmara Municipal de Caxias do Sul mantém um programa de visitação guiada aberto não apenas aos colégios, mas a toda a comunidade. Grupos ou escolas que desejam conhecer o Legislativo podem agendar a visita por meio do fone (54) 3218.1600, ramal 205.


21/05/2013 - 19:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo