Voltar para a tela anterior.

Legislativo busca alternativas para problemas de telefonia no Interior

Mais de 300 pessoas prestigiaram a audiência pública de Santa Lúcia do Piaí


A busca de alternativas para os problemas de telefonia, no Interior, levou mais de 300 pessoas à audiência pública da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A reunião foi realizada na noite desta sexta-feira (26/04), no salão da igreja do distrito caxiense de Santa Lúcia do Piaí. A comunidade da região reclamou da falta de sinal suficiente para telefones fixos e celulares, além de prejuízos, no acesso à internet.

O presidente da comissão, vereador Rodrigo Beltrão/PT, destacou que os assuntos abordados serão encaminhados para o Ministério Público, onde um inquérito relacionado ao tema se encontra em andamento. Ele se baseia em reclamações de usuários, quanto ao não cumprimento de serviços, previstos em contrato, por parte das operadoras de telefonia. A propósito, o petista lamentou a ausência de representantes das empresas à reunião.

O deputado estadual Marcos Daneluz/PT apresentou requerimento que encaminhou à presidência da comissão parlamentar de inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa, que está investigando as falhas nos serviços das operadoras. Daneluz solicitou que uma das audiências públicas da CPI, iniciada na última quarta-feira, ocorresse em Caxias do Sul. Pediu o apoio do Legislativo caxiense, para viabilizar a proposta. Oito estados brasileiros já instalaram CPI para apurar a situação.

O presidente do Legislativo caxiense, Edson da Rosa, participou da abertura da audiência e prometeu o apoio da Casa, na intermediação das demandas do Interior. O vereador Arlindo Bandeira/PP, que mora em Santa Lúcia, reiterou o seu pedido por providências. Lamentou que a defasagem de comunicação continuasse prejudicando a produção hortifrutigrangeira do distrito, a maior do Estado.

Na sequência, a vereadora Denise Pessôa/PT relatou ter verificado, em algumas localidades, a impossibilidade de contato, mesmo com tentativas por meio de quatro operadoras. Para o vereador Mauro Pereira/PMDB, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) só vem se preocupando com a lucratividade, sem a correspondente eficiência do serviço prestado.

O vereador Raimundo Bampi/PSB, residente do Interior, classificou a atitude das operadoras como descaso. Conforme o vereador Guila Sebben/PP, até o turismo da região termina prejudicado pelas dificuldades.

Além do presidente Beltrão, integram a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária os parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Kiko Girardi/PT e Renato Nunes/PRB.

27/04/2013 - 00:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo