Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Econômico debate sobre o projeto do Trem Regional

Uma reunião extraordinária aconteceu na tarde desta quarta-feira


Integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) da Câmara Municipal de Caxias do Sul debateram sobre a implantação do Trem Regional, em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (24/04). O encontro contou com a mediação do presidente da comissão, vereador Guila Sebben/PP, e com as presenças do vice-prefeito de Caxias, Antonio Feldmann, e do diretor de Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Nelson Sbabo.

   Também compareceram à reunião o presidente da Câmara, Edson da Rosa, e os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Henrique Silva/PCdoB, Flavio Cassina/PTB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Jó Arse/PDT, Rafael Bueno/PCdoB e Zoraido da Silva/PTB.

Feldmann destacou a grandiosidade do projeto e a importância de retomar o transporte ferroviário, que há anos não é mais utilizado em Caxias. Segundo o vice-prefeito, o projeto, voltado ao transporte de passageiros, será detalhado pelo Ministério dos Transportes em uma audiência pública marcada para o dia 6 de maio.

Feldmann informou que a ideia para o Trem Regional é utilizar um VLT (Veículo leve sobre trilhos), que atinge a velocidade média de 80 a 100 Km/h. O percurso inicialmente previsto vai da linha férrea do bairro São Pelegrino, em Caxias, até o campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Bento Gonçalves. Esse trajeto, de acordo com o vice-prefeito, poderá ainda ser repensado, levando em conta a possível construção de um aeroporto em Vila Oliva. Na questão de investimentos, Feldmann explicou que o custo aproximado do projeto fica em torno de R$ 360 milhões.

"A parceria e o apoio da Câmara de Vereadores em torno desse projeto ajudam a mobilizar não só a população, mas toda a classe politica, independentemente de partidos. É um projeto que visa beneficiar a comunidade em geral", ressaltou o vice-prefeito.

Diretor de Infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo destacou que o Governo Federal tem a responsabilidade social em relação ao transporte coletivo da população. O empresário também lembrou que, em Caxias, há duas grandes empresas com a capacidade de produzir os modelos VLT.

O vereador Guila Sebben/PP mencionou a importância de toda a comunidade estar integrada à proposta. Convidou os moradores de Caxias e região a participem da audiência pública, no dia 6 de maio, às 8h30min, na Câmara de Vereadores. Os demais parlamentares presentes também demonstraram apoio ao projeto. Além de Guila, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Edi Carlos/PSB, Flavio Cassina/PTB, Henrique Silva/PCdoB e Jaison Barbosa/PDT.

24/04/2013 - 18:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo