Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio ao projeto de lei da Desaposentadoria

A autoria do documento, que tramita no Congresso, é do senador Paulo Paim


Foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira (18/04) uma moção de apoio ao Projeto de Lei das Desaposentadorias. A moção é de autoria do vereador Virgili Costa/PDT. Já o projeto de lei foi proposto pelo senador Paulo Paim/PT e aprovado, em caráter terminativo, no dia 10 de abril, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Se aprovado pelo Congresso, o texto vai permitir a revisão do valor do benefício ao trabalhador que se aposentou e continuou trabalhando e recolhendo INSS. O instrumento vai possibilitar que o trabalhador renuncie ao beneficio anterior para obter um novo em condições mais favoráveis. Ele poderá incluir os valores pagos durante o período em que trabalhou como aposentado, além do tempo de serviço. O recebimento do "novo benefício" é contínuo, ou seja, não há interrupção, apenas a troca de um benefício por outro.

Autor da moção, Virgili Costa/PDT disse que o Congresso vai ter uma oportunidade histórica para amenizar os prejuízos causados pelo fator previdenciário. Salientou ainda que, caso não seja aprovado o projeto no Congresso, vai cobrar com firmeza e trará os nomes dos deputados que votaram contra para apresentar à comunidade de Caxias do Sul. "A não aprovação será um ato de covardia e traição com os aposentados", comentou.

O vereador Rafael Bueno/PC do B citou um exemplo da própria família. O familiar aposentado não consegue cobrir as despesas com remédio. Alertou que os movimentos comunitários vão trabalhar para o fim do fator previdenciário e alertou aos jovens que, em 30 anos, estarão na mesma situação dos aposentados de hoje. O vereador Rodrigo Beltrão/PT espera que os deputados de seu partido votem favorável ao projeto.

Pedro Incerti/PDT lembrou que é direito do cidadão revisar a aposentadoria para melhorar o padrão de vida. Henrique Silva/PC do B, Jaison Barbosa/PDT e Mauro Pereira/PMDB concordam com a posição do parlamentar pedetista. Guila Seben/PP também destacou que o trabalhador tem o direito de permanecer na ativa e agregar o que contribuiu à sua aposentadoria. Concordando com o teor do Projeto das Desaposentadorias, o progressista entende que a proposta servirá de estímulo para que o aposentado, com sua experiência, continue contribuindo com desenvolvimento do país.

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

18/04/2013 - 21:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo