Voltar para a tela anterior.

Às vésperas do Dia da Mulher, Denise destaca as conquistas femininas

A parlamentar considerou que o atual momento é histórico em relação às lutas do gênero


O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, pautou o discurso  da vereadora Denise Pessôa /PT.  Como única representante feminina no Parlamento de Caxias do Sul, disse sentir-se muito à vontade para abordar o assunto.

Segundo  Denise, este é um momento histórico  porque as mulheres "são seres humanos de grandeza ímpar e que souberam cavar espaço, souberam agir com garra e perseverança". A vereadora fez um breve relato sobre as conquistas femininas  desde a chegada da família real, em 1808, quando as mulheres puderam circular pelas ruas, comparecer em saraus, teatros e óperas. 

Lembrou-se daquela que é considerada a primeira jornalista do Brasil, Eugênia Moreira, que, aos 16 anos, em 1914, escreveu artigos em jornais, afirmando que "a mulher será livre somente no dia em que passar a escolher os seus representantes". Citou uma das maiores conquistas da mulher, o direito ao voto em 1932, e mencionou como exemplo Antonieta de Barros, primeira negra a exercer um cargo político no Brasil.

Apesar dos avanços, Denise frisou que, no mercado de trabalho, as mulheres estão em desvantagem com 52% na taxa de ocupação contra 76% dos homens.  Entre outros, esse é um dos campos em que as mulheres precisam ser respeitadas e melhor valorizadas, inclusive na remuneração, destacou a vereadora.

Sabemos que ainda existem muitas barreiras a ultrapassar: a dupla jornada de trabalho; as diferenças salariais praticadas nos vencimentos que homens e mulheres recebem; a dificuldade enfrentada pelas mulheres para acesso aos cargos mais importantes, acrescentou a petista. A vereadora também lembrou da violência que muitas mulheres sofrem no Brasil e defendeu empenho de todos para coibi-la.

Conforme Denise, mesmo diante de dificuldades, principalmente as financeiras, a mulher costuma se empenhar e vencer a miséria. Consegue fazer isso, na opinião da parlamentar, porque "é o centro da família".

O incentivo à participação da mulher na vida do bairro e nas demais instâncias foi outro ponto abordado e que, segundo a vereadora petista, merece o estimulo da sociedade.

"A luta pela valorização da mulher é um dever de todos: brasileiros e brasileiras de todas as classes, de todos os credos, de todas as raças e de todas as regiões do país", frisou a vereadora.

Após a sua manifestação, Denise recebeu parabéns de diversos vereadores pela passagem da data.

07/03/2013 - 20:44
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo