Voltar para a tela anterior.

Parlamentares destacam primeiros passos da Festa da Uva 2014

A escolha das soberanas dessa edição será em 31 de agosto


O início do planejamento da Festa da Uva 2014 permeou as manifestações dos parlamentares, na sessão ordinária desta terça-feira (26/02). Os vereadores, que se pronunciaram no espaço, relataram que a festa será realizada de 20 de fevereiro a 9 de março do próximo ano. Lembraram, ainda, que o trio de soberanas será escolhido em 31 de agosto de 2013.

O vereador Gustavo Toigo/PDT saudou a realização do seminário Planejando a Nossa Festa, na última quarta-feira, no Personal Royal Hotel. Para ele, a iniciativa do presidente do evento, Edson Nespolo, auxilia na mobilização da comunidade, em torno da edição. Apontou que o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Edson da Rosa, está participando da comissão comunitária da Festa da Uva. O pronunciamento encontrou coro comum nas palavras dos vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB e Zoraido Silva/PTB.

Toigo apresentou um vídeo do evento, no qual a colonização italiana do município foi abordada. O pedetista referiu que a primeira edição da tradicional festa ocorreu em 1931, com uma pequena exposição da fruta típica da região. Ele também informou que a Festa da Uva deverá atrair mais de um milhão de visitantes para o município.

Na sequência, o vereador Renato Nunes/PRB incentivou a participação de afrodescendentes, no concurso de escolha da rainha. Lamentou que somente mulheres brancas, com famílias italianas, figurem entre as soberanas. O republicano mencionou que, em oito décadas do evento, apenas uma negra tivesse se candidatado no concurso. Segundo ele, a ausência de negras encontra razão na falta de incentivo dos organizadores e patrocinadores do evento.

26/02/2013 - 20:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo