Voltar para a tela anterior.

Restrições alimentares nas grandes cidades são discutidas

Palestra na Comissão de Legislação Participativa abordou o tema


A alimentação saudável, no contexto das grandes metrópoles, esteve em debate, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, na tarde desta quarta-feira (31/10). A Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Casa promoveu a palestra de Clara Brandão, integrante do Conselho Alimentar do Distrito Federal. O evento foi acompanhado por cerca de 40 pessoas.

A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, ressaltou que o desequilíbrio, na alimentação, apresenta a necessidade de cuidados hospitalares. Para ela, a discussão do assunto auxilia as esferas públicas na gerência do sistema de saúde.

Denise afirmou que poderá sugerir a adição da mistura múltipla, composto de farinha de arroz com outros alimentos, de autoria de Clara, no lanche escolar municipal. Na mesma linha, o vereador Daniel Guerra/PSDB lembrou que as soluções alimentares são simples e baratas, mas que, muitas vezes, não chegam ao conhecimento da comunidade.

Clara apontou que 80% da população brasileira está concentrada nas periferias das grandes cidades. Disse acreditar que, nesses ambientes, os moradores ficam reféns da distribuição de alimentos, nos supermercados, que apresentam altos índices de toxinas, na composição dos produtos. Incentivou os cidadãos a adquirirem alimentos, em feiras de agricultores.

Na sequência, a especialista citou que 25% dos brasileiros se alimentam longe de seus lares. Afirmou que a difusão de fast food, produtos enlatados e gorduras processadas colabora na origem de radicais livres (toxinas que prejudicam as células do organismo). De acordo com Clara, os radicais propiciam maior incidência de doenças mentais. Relatou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as anomalias psicológicas triplicaram desde a década de 1980.

Em contrapartida, a especialista sugeriu o consumo de alimentos ricos em ômega três, como peixes e frutos do mar. Defendeu que uma alimentação equilibrada regula o funcionamento hormonal e imunológico do corpo humano. Ela incentivou o Legislativo caxiense a elaborar projeto de lei, para que 70% dos pães sejam integrais e oferecidos ao mesmo preço do produto tradicional.

Clara destacou, ainda, que a implantação de uma alimentação inteligente, no cotidiano de crianças, apresenta rápidas consequências na saúde infantil. Frisou que a educação alimentar, nessa fase da vida, preserva o patrimônio genético.

Além da presidente Denise e do vereador Guerra, integram a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária os parlamentares Ana Corso/PT, Rodrigo Beltrão/PT e Renato Nunes/PRB. O vereador Vinicius Ribeiro/PDT também assistiu à palestra.

31/10/2012 - 18:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo