Voltar para a tela anterior.

Apreciada a criação do prêmio Dr. Mário David Vanin de Direito

A proposta deseja reconhecer profissionais de destaque na área


Com a intenção de premiar, anualmente, advogados que se destaquem na área jurídica, o vereador Francisco Spiandorello/PSDB propôs a criação do Prêmio Dr. Mário David Vanin de Direito. A matéria foi apreciada na sessão ordinária desta quarta-feira (11/07). O projeto de decreto legislativo deve voltar à pauta da sessão em breve, para segunda discussão e votação. O vereador Mauro Pereira/PMDB ressaltou a trajetória de Vanin, nos âmbitos jurídico e político, em Caxias do Sul.

A proposta de Spiandorello é de que o prêmio seja concedido, em forma de diploma, a dois profissionais em sessão solene, a se realizar no dia 11 de agosto, ou na sessão imediatamente anterior à data. Os nomes poderão ser indicados pelas bancadas, para apreciação, que será feita pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Caxias do Sul, e um membro de cada coordenadoria dos cursos de direito existentes no município.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca incentivar advogados ligados à área jurídica que atuem na cidade, através do reconhecimento dos relevantes serviços prestados à população. Além disso, o tucano disse acreditar que se trata de uma forma de homenagear o ex-prefeito Mário David Vanin, que trabalhou em prol da atividade jurídica e da educação.

Mário Vanin nasceu em 7 de dezembro de 1941, em São Marcos, e faleceu em 14 de agosto de 2011. Formou-se em 1967, no curso de ciências jurídicas e sociais, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além de atuar como professor na instituição, Vanin esteve à frente da Fundação da Academia Caxiense de Letras, foi presidente da Festa da Uva e da comissão regional das comemorações ao centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Sua carreira política começou a ser construída em 1967, quando exerceu a chefia de gabinete da Secretaria Estadual da Justiça. Posteriormente, de 1969 a 1972, foi vereador de Caxias do Sul, onde ocupou a Vice-Presidência, em 1971. Chegou ao posto de secretário municipal do Planejamento de Caxias, em 1988 e 1989, além de diretor do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em 1974.

Atuou, também, como presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado), em 1986, e vice-presidente da Famurs (Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul), de 1995 a 1996.

Eleito vice-prefeito municipal de Caxias do Sul, de 1973 a 1974, assumiu como prefeito municipal, em 1974 e 1975. Em 1989, foi novamente eleito vice-prefeito. Em 1992, elegeu-se prefeito, para o mandato de 1993 a 1996.

11/07/2012 - 19:12
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo