Voltar para a tela anterior.

Vereadores fazem sessão de teste do painel eletrônico

O equipamento deve voltar a funcionar na próxima semana


Uma sessão de teste do painel eletrônico foi realizada na tarde desta quinta-feira (17/05), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Os vereadores, juntamente com a assessoria legislativa da Casa, simularam uma sessão ordinária com diversas opções de votação, que englobaram projetos fictícios em primeira discussão, segunda discussão e pedidos de vistas. O 2º vice-presidente da Mesa Diretora, Francisco Spiandorello, coordenou os trabalhos.

Os parlamentares receberam roteiro para acompanhar a sessão e puderam registrar os seus votos e tirar dúvidas junto aos assessores. Um novo teste deve ocorrer às 16 horas da próxima terça-feira, a fim de que todos possam ter contato com o equipamento, antes que volte a funcionar oficialmente, na próxima semana.

De acordo com a assessora legislativa Evelise Lazzarotto e com o chefe do setor de informática, Samuel Ferrigo, o painel sofreu algumas adaptações. Citaram, como exemplo, a possibilidade de votar pedido de vistas ou de adiamento e emendas relacionadas diretamente ao projeto, opções não comportadas antes. O sistema deverá, também, informar os resultados de votações de forma instantânea, cancelar votações sem quorum e gerar arquivos eletrônicos dos votos.

Conforme Evelise, ainda é preciso ser feito um ajuste referente às sessões da comissão representativa. Técnicos já trabalham em cima da alteração, que será feita até o final do ano, pois as sessões da comissão só acontecem durante o recesso parlamentar.

Samuel, por sua vez, destacou que há um projeto para desenvolver novo sistema de armazenamento de projetos e demais documentos integrado ao painel, que substituiria o Sólon, usado atualmente.

Adquirido no final do ano passado pelo estão presidente Marcos Daneluz/PT, o painel estava, desde o início deste ano, sem ser utilizado, em função da necessidades de se fazerem algumas adequações técnicas.

17/05/2012 - 17:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo