Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio à salvaguarda para vinhos brasileiros

A medida estabeleceria cotas de importação em benefício do produto nacional


Medidas protecionistas ao vinho fino brasileiro receberam apoio dos vereadores, por meio de aprovação unânime à moção para que o governo federal adote salvaguardas. Em análise, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, trata-se de estabelecer ações que preservem a produção nacional ante a concorrência de importados. Autor do requerimento, o vereador Mauro Pereira/PMDB defendeu a qualidade do vinho da Serra gaúcha. O presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Alceu Dalle Molle, acompanhou a votação no plenário.

O texto indica que o Ibravin tem pleiteado cotas de importação para elevar o consumo interno de vinhos finos brasileiros, dos atuais 19% para 30%. Aponta que a bebida estrangeira, principalmente de países como o Chile, representam cerca 80% do mercado nacional de vinho.

A vereadora Ana Corso/PT lembrou que, na abertura da Festa da Uva, em fevereiro passado, a presidente Dilma Rousseff havia anunciado a intenção de combater a chamada concorrência desleal do vinho estrangeiro. A parlamentar pediu que as ações alcancem agilidade. Para o vereador Gustavo Toigo/PDT, o ingresso da bebida importada, no espaço nacional, precisa obedecer a mais critérios.

A moção dispõe que a Argentina e o Uruguai ficariam excluídos das cotas de importação por país, devido ao tratado de livre comércio do Mercosul. Informa que, dos 91,9 milhões de litros de vinhos finos comercializados em 2011 no Brasil, os de origem nacional responderam com apenas 21,3%. Lamenta, ainda, que, em alguns dos mais conceituados restaurantes do país, o percentual de produtos nacionais não represente 2% das cartas de vinhos.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (presidente), Geni Peteffi/PMDB (em tratamento médico), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Pedro Incerti/PDT (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

11/04/2012 - 19:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo