Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança leva reivindicações ao Secretário de Segurança do Estado

Airton Michels anuncia implementação do Programa Estadual de Segurança e Cidadania em Caxias do Sul


 

Nesta sexta-feira (21), os vereadores integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, foram até Porto Alegre na Secretaria de Segurança do Estado. A Presidente da Comissão vereadora Denise Pessôa/PT e o vereador integrante da Comissão Renato Nunes/PRB, levaram reivindicações ao Secretário Estadual de Segurança Airton Michels. O sistema carcerário do município pautou a reunião. Os principais questionamentos foram sobre a superlotação da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS) e também a reforma na Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PRCS). Hoje, o presídio está com 260 detentos, podendo chegar a 432 com as reformas. Nestas duas questões o Secretário afirmou que a PICS deve ser retirada do local onde está, até o final do governo Tarso. O lugar é muito comprimido, não tem o que fazer a não ser transferir, completou. E sobre a PRCS, ele explicou que a Secretaria de Obras do Estado está trabalhando para terminar o projeto da reforma para o final deste ano.

Questionado pela presidente da Comissão, Denise Pessôa/PT sobre os projetos para a segurança em geral de Caxias do Sul, Michels anunciou que até o fim de 2011 será implantado em Caxias do Sul o Programa Estadual de Segurança e Cidadania. É um trabalho em que as pessoas terão um policiamento permanente em núcleos da cidade, pontos ainda a serem definidos. Os trabalhos sociais são importantes, mas tem que ter a ação da polícia. Por isso, fixar policiais militares nas comunidades, reforça a segurança, afirmou o Secretário.

Na oportunidade o vereador Renato Nunes/PRB sugeriu ao Secretário a abertura de uma delegacia de narcotráfico em Caxias do Sul. Em todo o Estado existem cinco e apenas uma atende o interior, justificou.

Também participaram da reunião representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Porto Alegre e Caxias. Eles apoiaram as reivindicações dos vereadores, além de mencionarem a dificuldade no trabalho pela falta de efetivo.

Denise Pessôa e Renato Nunes convidaram o Secretário Airton Michels para a Audiência Pública sobre segurança. Será no dia 07 de novembro, a partir das 14hs, na Câmara Municipal de Caxias do Sul.

 

Também integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores:

Mauro Pereira/PMDB, Ana Corso/PT e Vereador Renato Oliveira/PCdoB

 

 

 

21/10/2011 - 17:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo