Voltar para a tela anterior.

Câmara recebe Selo Acessibilidade nesta quarta-feira

Cerimônia será às 14h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na sede do Legislativo caxiense


A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul receberá, nesta quarta-feira (17/04), o Selo Bronze de Acessibilidade. A entrega será feita pelos Comitês Municipal e Estadual do Selo de Acessibilidade. A solenidade será às 14h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.

O selo de acessibilidade é uma iniciativa da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), que busca valorizar e dar visibilidade a estabelecimentos e instituições públicas e privadas acessíveis a pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, fomentando a cultura da acessibilidade no Estado. É um reconhecimento e uma demonstração do compromisso das instituições pelo empenho em oferecer ambientes acessíveis e acolhedores para todos.

A cidade de Caxias do Sul aderiu ao Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade em junho de 2022. Desde esse momento, o município estruturou o Comitê Municipal do Selo de Acessibilidade, o qual conta com representantes das seguintes unidades municipais e organizações da sociedade civil: secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, do Planejamento, da Educação, do Turismo e da Cultura; do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH); da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL); da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC); do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Após o Comitê Municipal do Selo de Acessibilidade avaliar dois locais que serviram para preparar os membros e dar-lhes a oportunidade de dirimir eventuais dúvidas, em outubro de 2023, realizou a avaliação da primeira instituição solicitante do Selo de Acessibilidade, a Câmara de Vereadores. Os resultados dessa avaliação foram enviados ao Comitê Estadual do Selo de Acessibilidade, que reavaliou de acordo com os parâmetros de segurança e autonomia norteados pela NBR 9050 e, com base nessa reavaliação, o Comitê Estadual contemplou a Câmara Municipal de Caxias do Sul com o Selo Bronze de Acessibilidade.

O evento contará com a presença de diversas autoridades. Entre elas: a diretora técnica da Faders, Miriam Garcia; a coordenadora de acessibilidade da Faders, Jaqueline Rosa; o diretor-presidente da Faders, Marco Antônio Lang; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luciano Silva; e o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.

 

15/04/2024 - 11:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Marines Moretti Bertuol

Ir para o topo