Voltar para a tela anterior.

Morre ex-presidente do Legislativo caxiense Nelson João Suzin

O velório se inicia às 15h desta quinta-feira (28/03), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul


Os integrantes do Legislativo caxiense expressam sentimentos pela morte do ex-vereador Nelson João Suzin, nesta quinta-feira (28/03). Aos 91 anos, Suzin sofreu um infarto por volta das 6h30min desta manhã, em sua residência, no distrito de Fazenda Souza. O velório será no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a partir das 15h desta tarde. O sepultamento está previsto para as 10h desta sexta-feira (29/03), no Cemitério de Ana Rech.

Recordando a trajetória de luta pela agricultura feita por Suzin, pois era agricultor, a presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos/PSDB, expressa gratidão e reconhecimento pelo legado construído pelo ex-parlamentar. “Sentimos a partida de Suzin, principalmente, pela defesa que fazia do desenvolvimento rural. Foi um político que também marcou a história da gestão legislativa, exercendo sua liderança na presidência da Casa", ressalta a parlamentar, se solidarizando com os familiares.     

Eleito vereador por três vezes, o político comandou a Casa em três anos distintos: 1983,1984 e 1993. O primeiro mandato do parlamentar foi de 1983 a 1988, pelo PDT, chegando à Câmara com o aval de 1.504 eleitores. Reeleito em 1988 pelo PFL, com 1.083 votos, permaneceu no Parlamento pelo segundo mandato de 1989 a 1992. O terceiro pleito veio em 1992, quando ampliou a votação em relação às duas disputas anteriores, conquistando 2.117 eleitores. No primeiro ano desse terceiro mandato, respondeu, novamente, pela administração da Casa. O agricultor ainda foi secretário municipal de Obras, na gestão do prefeito Mansueto Serafini Filho (1977-1982/1989-1992).

Tanto no Parlamento quanto como secretário, Suzin procurou atuar em prol do meio rural, buscando viabilizar melhor infraestrutura para escoamento da produção. Tinha Ensino Fundamental Completo e fazia questão de traduzir em plenário os anseios comunitários. Questionado sobre qual teria sido a maior realização ou contribuição durante seus mandatos, respondeu: “No poder Legislativo, sempre procurei aprovar os projetos de interesse da comunidade. Estive em contato permanente com a população para conhecer as necessidades e poder trabalhar para resolvê-las”.

Atual subprefeito de Fazenda Souza, o empresário Lucas Suzin é sobrinho em segundo grau do ex-vereador, que o inspirou a entrar na política e concorrer ao Legislativo em 2020. “O tio via em mim um sucessor da família na política. Por isso, foi sempre meu maior incentivador. Sério e honesto, trabalhou muito pelo interior, pela construção de pontes e acessos para os agricultores fazerem as localidades progredirem, pelo bem da população e pelo funcionalismo. Ele tinha o sonho de desenvolver Caxias. É um exemplo que sigo”, afirma.

Lucas lembra que as terras e residência da família ficam na divisa entre os distritos de Fazenda Souza e Vila Seca, mais pontualmente em Fazenda Souza, mas o tio gostava de dizer que era de Vila Seca, pelo amor que sentia por essa parte da cidade, situada ao Norte da cidade.

Nelson João Suzin nasceu em Caxias do Sul em 2 de março de 1933. Era casado com Leonilda, com quem teve quatro filhos: Oscar, Isabel, Cátia e Sônia. Também deixa vários netos, sobrinhos e demais familiares.

 

MANDATOS DE NELSON JOÃO SUZIN NO LEGISLATIVO CAXIENSE:

- IX LEGISLATURA - 1983 a 1988 – PDT – Presidente da Câmara: em 1983 e em 1984

- X LEGISLATURA - 1989 a 1992 – PFL e PDT

- XI LEGISLATURA - 1993 a 1996 – PDT – Presidente da Câmara: em 1993

 

28/03/2024 - 10:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo