Voltar para a tela anterior.

Adam Rech propõe medidas ao esporte e à inclusão de mulheres nos conselhos municipais

As matérias já estão tramitando na Casa e foram apresentadas na sessão ordinária desta quarta-feira


Dois projetos de lei (PLs) foram apresentados pelo vereador Adam Rech/PSB, na Câmara Municipal de Caxias do Sul. As matérias, que já começaram a tramitar pelas comissões, se voltam ao esporte e às mulheres. Na sessão ordinária desta quarta-feira (27/03), ele detalhou as propostas a partir da tribuna do plenário.

O PL 50/2024 busca alterar a legislação do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (FUNDEL). Atualmente, os responsáveis por projetos financiados através do FIESPORTE, quando convocados pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, precisam reservar um dia para a realização de atividades que fomentem o esporte em escolas do município. Pela proposição, são incluídos os espaços comunitários para receberem as ações, junto com os educandários. Em 2023, a política de incentivo contemplou 72 projetos.

Com relação ao PL 54/2024, o vereador Adam quer estabelecer uma composição mínima de 30% de mulheres, nos Conselhos Municipais, mantendo a participação dos segmentos. A mudança de proporção se dará de forma paulatina, à medida que se realizarem os processos de renovação.

De acordo com o parlamentar, é preciso enaltecer o papel feminino e das atividades comunitárias, em Caxias do Sul. Salientou que, atualmente, 70 mulheres estão à frente das associações de moradores dos bairros (AMOBs) ou integram as diretorias da União das Associações de Bairros (UAB).

27/03/2024 - 18:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo