Voltar para a tela anterior.

Subcomissão de Segurança Escolar integra órgãos do setor para a elaboração de uma cartilha

O material deverá nortear o combate à criminalidade, junto às instituições de ensino


Integrar os órgãos do setor, em benefício da segurança escolar em Caxias do Sul, é o objetivo da subcomissão do Legislativo caxiense que se dedica ao tema. Na tarde desta quinta-feira (21/03), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, uma reunião pública colheu sugestões para a elaboração de uma cartilha específica sobre o assunto. A condução das atividades coube ao vereador-presidente do grupo parlamentar, Ricardo Zanchin/NOVO.

De acordo com o presidente da subcomissão, a intenção é que a futura cartilha, cuja edição caberá à própria Câmara Municipal, funcione como um material norteador, no combate à criminalidade, junto às instituições de ensino da cidade. “A ideia é agilizar essa cartilha, gerando procedimentos estabelecidos de segurança, para prevenções à criminalidade. Os protocolos poderão incluir câmeras de vídeo, botões de pânico, entre outros”, explicou o vereador.

Zanchin também espera que, a partir da cartilha e do envolvimento dos órgãos de segurança, aconteçam ações de capacitação e orientação, junto à própria comunidade escolar (professores, alunos e funcionários). Ele adiantou que o material terá versões impressa e online, com um QR Code, para imediato acesso a instruções diversas. Informou que o próximo passo consistirá na formulação de um aplicativo voltado à temática.

O encontro de hoje contou com representantes do alto escalão de instituições de segurança pública, tais como: Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, além do secretário municipal da Educação, Edson da Rosa, e dos vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Felipe Gremelmaier/MDB, Maurício Scalco/PL e Sandro Fantinel/PL.

Além do vereador-presidente Ricardo Zanchin/NOVO, fazem parte da Subcomissão de Segurança Escolar os vereadores Adriano Bressan/PRD, Alexandre Bortoluz/PP, Gladis Frizzo/MDB, Maurício Scalco/PL, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PRD.

21/03/2024 - 17:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo