Voltar para a tela anterior.

Professora Raquel Ely será Cidadã Caxiense

O projeto de decreto legislativo a respeito da honraria foi aprovado pela unanimidade do plenário da Casa na sessão ordinária desta quinta-feira (21/03)


A professora Raquel Ely receberá o título de Cidadã Caxiense pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. O projeto de decreto legislativo nº3/2024 foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira (21/03). A proposição partiu da Mesa Diretora, que é composta pelos vereadores Marisol Santos/PSDB (presidente), Adriano Bressan/PRD (1º vice), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice), Felipe Gremelmaier/MDB (1º secretário) e Zé Dambrós/PSB (2º secretário).

Essa honraria é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade. Para Raquel Ely, será entregue no dia 2 de abril, às 19h, no plenário.

Conforme o texto, Raquel Ely nasceu em 6 de setembro de 1975, na cidade de São Leopoldo/RS. É casada com Daniel Ely e é mãe de Gabriel, Samuel e Sophia Ely. Veio para Caxias do Sul em 2006, em busca de oportunidades de emprego e melhor qualidade de vida. Ela é entusiasta da educação desde pequena, tendo seus professores como suas referências pessoais. Quando jovem, foi estudante de Letras na Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos).

A homenageada concluiu sua graduação na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2008, e foi docente em escolas públicas da região. Em 2009, Raquel e sua família foram morar na cidade de Rosário, na Argentina, onde permaneceram por três anos. Meses depois, Raquel mudou-se com o marido e os filhos para o Alabama, nos Estados Unidos, onde a filha Sophia foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A família recebeu acolhimento e treinamento para intervenção domiciliar dos terapeutas do programa do governo americano “Early intervation, a step ahead”, levando orientações e um guia para estimulação, por meio de atividades cotidianas realizadas na Clínica do Autismo da Universidade de Birmingham. Anos depois, o material deu origem ao Instituto Movimento Unidos pelo Autismo (UniTEA).

Com o aumento da demanda, Raquel viu a necessidade de especializar-se em neurociências para aprofundar as discussões que ocorriam em seus grupos. Em 2016, Raquel criou o primeiro curso de extensão sobre Autismo para a UCS e, em 2018, foi a ministrante do segundo curso. Em 2018, fundou o UniTEA e, juntamente com a UCS, idealizou o I Seminário sobre Autismo da Serra Gaúcha.

Hoje, o Instituto UniTEA, presidido por Raquel, continua seguindo o propósito vinculado à educação, com atendimento a aproximadamente 450 famílias, por profissionais contratados em seus programas, como: TEAjudar – entrega de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade; TEAcolher – grupos de familiares atendidos por assistente social e psicólogos; TEAbilitar – formação e desenvolvimento de habilidades de jovens com TEA para o mercado de trabalho; TEAtualizar – implementação de cursos e treinamentos sobre manejo para profissionais de saúde, educação e empresas.

Além disso, a instituição promove seminários e outros eventos vinculados ao tema para a conscientização e promoção da inclusão do autista em todos os âmbitos sociais, como, por exemplo, a Primeira Caminhada pelo Autismo.

A presidente do Parlamento, vereadora Marisol Santos/PSDB, ressaltou que a homenageada é um exemplo de força feminina e de representação a todas as mães e mulheres que lutam pelas crianças, adolescentes e idosos que são diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB parabenizou a Mesa pela proposição da honraria e destacou que, no UniTEA, teve a oportunidade de aprender mais sobre a temática através de palestras e cursos.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO nº 3/2024 (votação) -

Vereador – Partido – Voto

ADRIANO BRESSAN PRD Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Ausente

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

NELSON ACIOLY VIEIRA FILHO PSB Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Não Votou

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

21/03/2024 - 16:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo