Voltar para a tela anterior.

Empresário Itamar Maino receberá Título de Cidadão Caxiense

O projeto de decreto legislativo sobre a distinção foi aprovado pela unanimidade dos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (21/03)


O projeto de decreto legislativo (PDL nº 5/2024), que concede o Título de Cidadão Caxiense ao empresário Itamar Maino, foi aprovado pela unanimidade dos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (21/03). A proposição é do vereador Nelson Acioly/PSB e foi assinado também pelos vereadores Clóvis de Oliveira/PRD, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Velocino Uez/PRD e Zé Dambrós/PSB.

Essa honraria é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade.

Conforme o texto, Itamar Maino nasceu em 25 de março de 1957, na cidade de Feliz, no Rio Grande do Sul. É filho de Antonio Maino e Elda Therezinha Maino, tendo como irmã Cirleine. Em busca de uma vida melhor para a família, mudou-se para Caxias do Sul em abril de 1965, continuando seu envolvimento no setor de construção civil.

Itamar é casado com Tania Maria Pereira e tem dois filhos: João Luis Pereira Maino e Natália Pereira Maino. Em 1985, fundou a Maino Materiais de Construção, consolidando sua liderança. Posteriormente, presidiu a Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Caxias do Sul e Região Nordeste do Estado (Acomac) nas gestões de 2018/2019 e 2020/2021.

O homenageado, atualmente, preside o Conselho Deliberativo da Acomac e do Conselho fiscal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). É atuante no bairro Cruzeiro, onde dedica seu tempo como voluntário na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Participou ativamente nas pastorais e do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). Junto com a esposa, foi membro do Grupo Executivo Diocesano (GED). Também participa como cantor do Coral São Brás.

Principal proponente da honraria, vereador Nelson Acioly/PSB destacou que o homenageado é um cidadão honesto, íntegro e participante da comunidade. Por isso, entende que a honraria é uma homenagem justa por toda a contribuição dele no município.

DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE DE DECRETO LEGISLATIVO nº 5/2024 (votação) -

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PRD Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Ausente

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Não Votou

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO PL Não Votou

NELSON ACIOLY VIEIRA FILHO PSB Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Não Votou

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

21/03/2024 - 12:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo