Voltar para a tela anterior.

Síndrome de Down ganha destaque no acordo de lideranças da sessão ordinária desta quinta-feira

A convite da bancada do PT, duas representantes do Movimento Down compareceram à Câmara Municipal


Enquanto o mundo lembra o Dia Mundial da Síndrome de Down na data de hoje, a voz da Comunidade Down ecoou no Parlamento caxiense, no início da sessão ordinária desta quinta-feira (21/03). Maria do Carmo, representante do movimento Down e amigos, tomou a tribuna, a convite do vereador Lucas Caregnato/PT, no espaço do acordo de lideranças das bancadas partidárias da Casa.

Em suma, a Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a formação embrionária. Ou seja, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), há três.

Maria compartilhou sua experiência, como mãe de um filho com Síndrome de Down. Ressaltou a importância de se enxergar além das limitações. “Ter Down é apenas uma característica, e não a totalidade da pessoa”, acrescentou. Ela agradeceu à empresa Marcopolo por seu engajamento no projeto "Envolver", o que demonstra o papel fundamental das empresas na promoção da inclusão.

Durante o seu discurso, Maria mencionou a campanha internacional "Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo". Enfatizou a necessidade de combater o preconceito e a exclusão social, enfrentados pelas pessoas com deficiência. Ela solicitou por políticas públicas mais abrangentes para pessoas com deficiência (PCD), a fim de ter uma sociedade mais inclusiva.

Raquel da Rosa, representante das pessoas Down, também compartilhou sua história de sucesso na Marcopolo, onde trabalha há quase 13 anos. Ela expressou seus sonhos de continuar os estudos, pagar com o próprio dinheiro e alcançar metas, como ter uma casa, um carro e uma família. “Nós, downs, somos capazes de fazer tudo, apenas temos um tempo diferente”, comentou.

Ambas as mulheres enfatizaram a importância de oferecer oportunidades e apoio à Comunidade Down, enquanto almejam por uma sociedade mais inclusiva, compreensiva e fraterna.

21/03/2024 - 12:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rhebekka Graminho Cardoso Dutra de Moraes

Ir para o topo