Voltar para a tela anterior.

Problemas estruturais afetam Escola Emílio Meyer, Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul e Centro de Atenção Psicossocial

Vereador Rafael Bueno tem acompanhado os problemas de perto e cobrado soluções do governo estadual e municipal


Sérios problemas afetam três importantes instituições de Caxias do Sul: a Escola Estadual Henrique Emílio Meyer, a Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro Exposição. Um deles é um muro que desabou há seis meses na divisa das três  instituições. Outro, também delicado, afeta a rede elétrica da escola de mais de 1,2 mil alunos, impossibilitando que vários aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo.

Em relação à rede elétrica, há cerca de um ano o governo do Estado anunciou que seis escolas de Caxias do Sul receberiam recursos para  reformas em infraestrutura como rede elétrica. A classificação chegou a ser considerada como "urgente", conforme divulgação à época, quando seriam disponibilizados R$ 30 milhões por meio do programa Agiliza, que prevê a destinação direta de recursos para a direção das escolas encaminhar melhorias. Em 13 de novembro de 2023, a diretora do Emílio, Fabiane Zanettini, encaminhou ofício à 4ª Coordenadoria Regional de Educação a solicitação de urgência para ajustar as instalações elétricas de baixa tensão e implantação do novo padrão de energia em média tensão. No ofício 49/2023, ainda havia a informação de que a escola aguardava a finalização da obra iniciada em 2019, quer dizer, quase cinco anos antes. 

Acompanhado do presidente da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, Gustavo Perazzolo, e de funcionários da Emílio Meyer, o vereador Rafael Bueno/PDT esteve nos locais e verificou as más condições e os riscos iminentes. O desabamento do muro, por exemplo, além de causar riscos aos estudantes e funcionários da escola, tem forçado o barranco contra as paredes da Sociedade e levado muita sujeira, ampliando os problemas, devido a chuvas, infiltrações e mais riscos de desmoronamentos. A queda ocorreu no dia 18 de setembro de 2023. Muito antes, no dia 4 de novembro de 2021, já havia notificação da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) sobre o risco de desabamento, informação que foi repassada pela escola à 4ª CRE pela diretora Fabiane.

Na sessão, o vereador mostrou dois ofícios da direção da escola apelando à 4ª CRE para ambas as situações: tanto para os riscos com a fiação elétrica e sobre os problemas com o muro.

"Eu estive na escola na semana passada e naquele momento havia acabado de queimar um ventilador. Os alunos têm períodos para ligar os ventiladores. Se ligarem ao mesmo tempo, cai a rede e queimam os aparelhos. Os alunos estão deixando de frequentar as salas de aula devido ao calor excessivo, e isso é grave porque se arrasta desde 2019", descreveu.

Sobre o muro caído, Bueno destacou que a estrutura está caindo sobre a Sociedade dos Surdos e deixando o local sem condições de fazer as atividades, além de ser alvo de saques.

"Faço um apelo ao governo municipal, já que o Estado é ineficiente, para que ajude a resolver a situação, porque envolve dois prédios públicos, o Caps e a Sociedade dos Surdos, nem que seja de forma paliativa, porque a escola vai virar alvo de vandalismo e prejudicar os alunos e o ensino."

20/03/2024 - 16:25
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo