Voltar para a tela anterior.

Presidente do Cremers compartilha atuações do conselho voltado aos médicos gaúchos

Eduardo Neubarth Trindade marcou presença na sessão ordinária desta quarta-feira (13/03)


O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, ocupou o espaço da tribuna livre durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/03) para repercutir a atuação do órgão.

Conforme Trindade, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Cremers não atua apenas na defesa dos médicos. O conselho também opera como uma autarquia de proteção social, promovendo o acesso à boa medicina para a comunidade. O dirigente informa que são mais de 39 mil médicos registrados, com uma densidade média de 3,09 por 1000 habitantes (10,31 na capital e 2 no interior). Em 2024, 1100 novos médicos se registraram no conselho.

Em termos de saúde pública, Trindade ressalta a necessidade de cobrar que funcione a regulação estadual (direcionamento dos pacientes para os locais ou especialidade mais adequadas para atendimento). “Se não há médicos em determinado posto de saúde, em determinada emergência, é porque não foi feito um concurso público adequado. É necessário um plano de carreira adequado, como é o dos juízes, e muitas vezes querem que o médico trabalhe sem um plano de carreira, sem um respaldo da legislação trabalhista. Precisamos de uma estrutura adequada e ter garantias para nossas famílias”, disse Trindade.

O Cremers também funciona como fiscalizador das atividades médicas, que investiga e processa as condutas antiéticas. Defender a dignidade profissional e dialogar com o poder público são outros objetivos do órgão, frisa o presidente do conselho, cuja sede fica em Porto Alegre e há delegacia em Caxias, na Rua Bento Gonçalves, 1759/702.

13/03/2024 - 12:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo