Voltar para a tela anterior.

Dambrós defende criação da Frente Parlamentar da Regularização Fundiária

O parlamentar socialista observa melhorias nessa área nos últimos anos, mas acredita que é possível avançar mais e o Legislativo pode contribuir com suas atribuições


Instituir na Câmara Municipal de Caxias do Sul a Frente Parlamentar em Apoio à Regularização Fundiária é o que almeja o vereador Zé Dambrós/PSB. Para isso, o socialista  informou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/03), que vai protocolar a proposta de criação do grupo legislativo. ”Essa Frente Parlamentar também trabalhará em busca de recursos para remoção de famílias ou adequação nos locais onde se encontram, para ficarem no meio que já conhecem”, adianta o vereador, confiante na apreciação do plenário em relação à sua ideia.

Dambrós disse que é simpático a inciativas de loteamentos populares que deram certo na cidade, como o Millenium, o Bom Pastor e o Diamantino. Avalia que, no passado, ocorreram diversas ocupações porque não havia fiscalização suficiente e nem programas habitacionais que possibilitam moradias à camada da população menos privilegiada. Conforme ele, o atual governo municipal tem se destacado pelas ações de regularização fundiária e na disponibilidade de moradias. Pontuou o esforço do secretário municipal da Habitação, Wagner Petrini, no sentido de viabilizar casas e terrenos para quem precisa. Entre os dados recentes mencionados, Dambrós citou 150 novos terrenos no Loteamento Jardim Oriental.

Segundo o parlamentar, 31 áreas públicas ocupadas estão sendo regularizadas pelo município e mais 100 deverão passar por esse processo. O vereador também está em contato com a deputada federal Denise Pessôa/PT para tentar uma agenda no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em busca de recursos para o segmento.

No grande expediente da plenária de hoje, Dambrós foi cumprimentado pelos legisladores Lucas Caregnato/PT, Estela Balardin/PT, Rafael Bueno/PDT e Nelson Acioly/PSB pela proposta da frente. Para exemplificar o êxito dos grupos parlamentares, recordou da Frente Parlamentar que contribuiu para a retomada do Quartel da Zona Norte.

Confira a entrevista para a TV Câmara Caxias:

13/03/2024 - 11:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo