Voltar para a tela anterior.

Dia Municipal das Mulheres Trabalhadoras é acolhido em plenário

Texto da parlamentar Rose Frigeri/PT, a partir de proposta da estudante Isadora de Oliveira Brando, que participou de Programa Vereador Por Um Dia 2023, seguirá para sanção do Executivo


Incluir no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul o Dia Municipal das Mulheres Trabalhadoras é o foco do projeto de lei (PL) 162/2023, protocolado na Casa pela vereadora Rose Frigeri/PT, a partir da proposta da estudante Isadora de Oliveira Brando, e que foi aprovado pela unanimidade nesta terça-feira (12/03). Isadora participou com a proposta no Programa Vereador Por Um Dia 2023, promovido pela Câmara. O texto estabelece o dia 22 de julho para a comemoração anual e, diante da aprovação de hoje, seguirá à prefeitura para sanção ou veto. O PL também contém substitutivo para ajuste de redação, sem comprometer o mérito da iniciativa.

A parlamentar explica que a ideia de Isadora, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, recebeu a coordenação do professor Saulo Rodrigo Bastos Velasco. Durante a apreciação da matéria, marcaram presença na plateia a estudante, seu irmão Robson e a vice-diretora da manhã da instituição de ensino, Renata Bristoti. No texto do PL, há explicações sobre o que motiva a data: a lembrança da morte de mulheres que trabalhavam numa fábrica caxiense na primeira metade do século XX.

Segundo o PL, na manhã do dia 22 de julho de 1943, uma violenta explosão atingiu um pavilhão da Metalúrgica Gazola, ocasionando a morte de sete operárias e deixando um saldo de 15 feridos. O desastre, ouvido até os arredores do bairro São Pelegrino, causou enorme comoção na cidade.

Um velório coletivo foi realizado na Catedral Diocesana, sob as bênçãos do bispo Dom José Baréa. O episódio também abalou profundamente os dirigentes da Gazola Travi, que, posteriormente, foram estimulados pelas autoridades militares e civis do Estado e da União a reconstruírem o prédio e a retomarem a produção.

Na tragédia, morreram sete jovens operárias que trabalhavam enchendo os cartuchos de pólvora de forma precária e perigosa: Graciema Formolo, Júlia Gomes, Maria Bohn, Olívia Gomes, Tereza Morais e Irma Zago. Houve ainda uma vítima esquecida, Anoema da Costa Lima, que morreu no dia 14 de janeiro de 1945, em decorrência dos ferimentos. Sua história veio ao conhecimento público 75 anos após o acidente, resultado da pesquisa do jornalista Rodrigo Lopes e eternizada na obra literária: A história nunca esquece, da autora Tânia Scuro Mendes. Já a jovem Odila Gubert sobreviveu à explosão, mas teve a perna amputada. Odila viveu em sofrimento durante 60 anos e faleceu no ano de 2003, com 80 anos de idade.

“Ao propor o dia 22 de julho de cada ano como o Dia Municipal das Mulheres Trabalhadoras, busca-se homenagear as vítimas da explosão de 1943 e, ao mesmo tempo, todas as mulheres de Caxias do Sul, do Brasil e do mundo que sofrem com a desigualdade de gênero, com a exploração no trabalho e com as diversas discriminações cotidianas”, ressaltou Rose Frigeri, na exposição de motivos da matéria e também da tribuna, nesta terça. A petista, que é advogada e professora, mencionou sua disposição de potencializar iniciativas vindas de alunos e educadores da cidade.

Em declaração de voto, o vereador Renato Oliveira/PCdoB destacou a soma de intenções do PL, envolvendo o resgate de um fato da história caxiense e a valorização do trabalho de uma estudante de escola pública. Na mesma linha, a parlamentar Estela Balardin/PT pontuou que a matéria é a representação do empenho das mulheres no contexto histórico da cidade.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O SUBSTITUTIVO nº 1/2024 ao PROJETO DE LEI nº 162/2023

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PRD Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Presente

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

NELSON ACIOLY VIEIRA FILHO PSB Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

12/03/2024 - 09:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo