Voltar para a tela anterior.

Caminhada UniTEA é incluída no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul

Lei foi sancionada nesta segunda-feira


A prefeita em exercício, Paula Ioris/PSDB, sancionou a Lei que inclui a Caminhada UniTEA pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul. O ato solene ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo, na manhã desta segunda-feira (04/12). A proposta é da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Além da parlamentar, participaram da reunião os vereadores integrantes da Frente, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB e Lucas Caregnato/PT. As assessoras Janete Kehl, Cristiane dos Passos Esteves e Bruna Alves Giusti, representaram os vereadores, Adriano Bressan/PRD, Alexandre Bortoluz/PP e Rose Frigeri/PT, respectivamente. O encontro também contou com a participação do Secretário de Governo, Flávio Cassina. O instituto foi representado pela gerente de projetos, Ivonete Gaike.

O período para a caminhada estipulado na lei envolve a semana do dia 2 de abril e o evento deve ocorrer anualmente. A duração da primeira edição foi de uma hora e meia e contou com a participação de aproximadamente de 900 pessoas.

De acordo com a autora da proposta, além de fortalecer o evento, a iniciativa busca chamar a atenção da comunidade para o transtorno e, assim, possibilitar o debate e a reflexão para resultar em maior conscientização sobre o tema.. “Pra mim é motivo de muito orgulho ver essa lei sancionada, pois o trabalho do UniTEA é fantástico. E a colocação do evento no calendário oficial também vai permitir que a caminhada tenha mais estrutura e mais suporte. Precisamos conscientizar cada vez mais a nossa sociedade sobre o autismo,” pontuou Tatiane Frizzo.

O Instituto UniTEA é uma instituição sem fins lucrativos criada em março de 2018 com a denominação “Movimento Unidos pelo Autismo” pelo casal Raquel e Daniel Ely, pais da Sophia Carolina, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em janeiro de 2019, oficializou-se como Instituto UniTEA. O propósito da instituição é ser um elo seguro na luta pela inclusão em todos os âmbitos sociais, disseminando informação para ampliar a conscientização e o diálogo sobre o TEA e buscar qualidade de vida e assegurar os direitos das pessoas com TEA e de seus familiares.

04/12/2023 - 15:59
Gabinete da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo