Voltar para a tela anterior.

Vereadora Tatiane Frizzo apresenta dados sobre autismo em Caxias do Sul

Parlamentar revelou detalhes sobre a prevalência e características do TEA na cidade


Na manhã desta quarta-feira (29/11), a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para apresentar dados inéditos obtidos por meio da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Os números, referentes ao período de 18 de junho de 2021 a 11 de janeiro de 2023, proporcionaram uma visão detalhada sobre a prevalência e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade, entre 526 carteirinhas emitidas.

Relevância: Caxias do Sul mantém a segunda posição no RS em emissões de carteirinhas de autistas

O destaque da apresentação foi a posição de Caxias do Sul como a segunda cidade no Rio Grande do Sul em emissões de carteirinhas de autistas. Essa estatística enfatiza a importância do trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar, ressaltando o compromisso da vereadora Tatiane Frizzo com a causa TEA.

Dados Demográficos: Predominância masculina e faixa etária representativa

Os dados revelam que 78,71% das carteirinhas emitidas são para indivíduos do sexo masculino, enquanto 21,29% são para o sexo feminino. A faixa etária mais representativa é de 02 a 03 anos, totalizando 25,67%. Essas informações oferecem uma compreensão abrangente da demografia dos autistas na cidade.

Saúde e Diagnóstico: Maioria com diagnóstico entre 02 e 03 anos

No âmbito da saúde, 90,49% dos casos envolvem menores de 18 anos, sendo que 64,07% possuem planos privados de assistência. Destaca-se que 47,53% dos autistas receberam o diagnóstico entre 02 e 03 anos de idade, sublinhando a necessidade de intervenções precoces.

Aspectos Socioeconômicos: Desafios e demandas específicas

Quando se observa a renda per capita, 14,64% têm renda até 1/4 do salário-mínimo, enquanto 29,09% têm de 1/2 a 1 salário-mínimo. No âmbito educacional, 21,48% das crianças com TEA não estão frequentando a escola, ressaltando a importância da inclusão. Sobre o Cadastro Único e benefícios sociais, 49,43% estão registrados, mas apenas 15,78% recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a vereadora, a apresentação não apenas fornece uma visão detalhada da situação do autismo em Caxias do Sul, mas também a necessidade contínua de esforços conjuntos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias na comunidade. “A divulgação desses dados promove a conscientização e a busca por políticas mais eficazes para atender às demandas específicas desse público,” ressaltou Tatiane Frizzo.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Adriano Bressan/PRD, Rafael Bueno/PDT, Olmir Cadore/PSDB, Rose Frigeri/PT, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB (presidente). 

29/11/2023 - 11:48
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo