Voltar para a tela anterior.

Jovens com Síndrome de Down acompanham a Mesa Diretora

Lorena Tunes Porciúncula, Pedro Henrique Ravizzon Baroni, Heitor Fachinelli Deschamps, Matheus Rocha e Danielle Oss Correa também conheceram a estrutura legislativa


Cinco jovens com Síndrome de Down estiveram no coração da Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta terça-feira (21/03), para acompanhar de perto como os integrantes da Mesa Diretora atuam. Lorena Tunes Porciúncula, 22 anos, Pedro Henrique Ravizzon Baroni, 24, Heitor Fachinelli Deschamps, 18, Matheus Rocha, 31, e Danielle Oss Corrêa, 30, conferiram parte da sessão ordinária e participaram do projeto “A Casa é Sua”, para conhecer a estrutura dos gabinetes e setores administrativos do Parlamento Municipal.

Na plenária, deram um forte abraço e posaram para fotografias com cada um dos seus vereadores-referência, neste Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03). A atividade de se aproximar da Mesa Diretora foi sugerida pelo Instituto Matheus Rocha, presidido pelo próprio Matheus Rocha, em conjunto com o gabinete do vereador Adriano Bressan/PTB e a Comunicação da Câmara/Setor de RP.

O presidente Zé Dambrós/PSB recebeu a atenção do Matheus; o 1º vice-presidente Olmir Cadore/PSDB, do Pedro; o 2º vice-presidente Renato Oliveira/PCdoB, da Danielle; o 1º secretário Adriano Bressan/PTB, do Heitor; e a 2º secretária Marisol Santos/PSDB, da Lorena.

Depois de discursar na tribuna, convidando os moradores para a reflexão, Danielle acompanhou o parlamentar Renato e sua assessoria no gabinete. “Gostei de tudo porque pude ver os bastidores da Câmara. Só fiquei um pouco nervosa ao falar na tribuna, mais me concentrei e consegui. Também fui bem acolhida por todos, principalmente pelo vereador Renato, que acompanhei, e sua assessoria”, destacou a jovem, funcionária do setor de Recursos Humanos/RH da Empresa Brinox que pretende fazer vestibular para cursar História.

“Foi uma experiência bem válida e a gente sabe que a Danielle é muito ativa nas redes sociais e assiste às sessões direto”, ressaltou o vereador Renato.

Danielle não perde as plenárias nas terças, quarta e quintas-feiras, e conhece alguns legisladores. Já foi aluna do vereador Lucas Caregnato/PT e mantém conversa frequente com o parlamentar Rafael Bueno/PDT, a quem presenteou com um lindo quadro neste ano. Com lápis de cor, desenhou uma casa na árvore, emoldurou e entregou ao pedetista, que prometeu colocar a obra na parede de seu gabinete em breve.

Danielle conta que já foi convidada a concorrer ao cargo de vereadora, desafio que não descarta. Apoio da família tem de sobra, revela a mãe Elisabeth Oss Corrêa. “A gente sempre incentiva ela em tudo”, ressalta a moradora do Loteamento Vila Nova.

Coordenadora de Ações e Eventos do Instituto Matheus Rocha, Tania Rocha nota que o acesso da juventude Down ao meio político fortalece o conhecimento da garotada. "Acompanhar o trabalho do Legislativo é fantástico porque muitos adolescentes e adultos de nossa cidade têm plenas condições de trabalhar junto e assessorar. Quem sabe poderemos ter aí um futuro vereador. Nada é impossível”, afirma Tania.

Segundo ela, que também é psicóloga, crianças e adolescentes com Síndrome de Down, por terem acesso a atendimentos de qualidade, estão muito mais preparados que adultos que não tiveram auxílio na escola e nem perspectivas em mercado de trabalho ou chance de se posicionarem. “Percebemos que os adultos que foram bebês estimulados, hoje, estão em posições de destaque em várias áreas. Já bebês que não tiveram estimulação precoce e nem pessoas que acreditassem neles estão com defasagem maior. Infelizmente temos muitos adultos em nossa cidade que não estão alfabetizados”, informa Tania, que é mãe do Matheus Rocha e é uma profissional ativamente participante das causas ligadas à Síndrome de Down.

Além dos cinco jovens que ficaram perto da Mesa Diretora, nesta manhã, a Câmara recebeu a visita de 17 integrantes com Síndrome de Down do projeto Envolver da Empresa Marcopolo e o pequeno Eduardo Bender dos Santos, de seis meses. Chegou acordado ao plenário e conquistou vereadores e plateia. Depois que ganhou leite da mãezinha Ingryd Wingert Bender, dormiu, em plena sessão ordinária.

21/03/2023 - 15:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo