Voltar para a tela anterior.

ONG Construindo Igualdade presta contas na tribuna

Cleo Araújo resgatou a história da instituição e expôs os números de acolhimento


A Organização Não Governamental (ONG) Construindo Igualdade prestou contas na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14/12). A representante Cleo Araújo, que é suplente de vereadora em Caxias do Sul, resgatou a história da instituição e expôs os números de acolhimento em 2022.

Cleo lembrou que o grupo foi criado em 2003 e tem como intuito acolher a comunidade LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero) do município e da região. Além disso, tem como missão combater qualquer tipo de desigualdade, descriminação ou violência contra os direitos humanos. O espaço que ampara a comunidade foi inaugurado em 2021, denominado “Casa de Acolhimento Construindo Igualdade”, e está localizada na Rua Miguel Muratore, nº 427, no bairro Medianeira.

A Casa conta ainda com apoio do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e da Faculdade Anhanguera e com parcerias para o atendimento psicológico e jurídico da comunidade LGBT+.

Em 2021, entre maio e dezembro, Cleo informou que 36 pessoas passaram pela local, já em 2022, esse número é de 30 pessoas. “Nós tivemos que diminuir nossa capacidade, por causa do risco de quase fechar o nosso espaço”, pontuou ela. A representante ainda reforçou que é necessária a criação de uma lei que ampare os lugares de acolhimento, para que esses possam fazer um bom trabalho.

A suplente reforçou ainda que o custo de manutenção do espaço é de R$ 4 mil, arrecadados entre doações e recursos próprios. O valor é dividido entre o aluguel do imóvel e contas fixas mensais (água, luz e internet), além da compra de alimentos e melhorias na estrutura.

Os projetos desenvolvidos pela ONG são: preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cursos terapêuticos, brechós beneficentes e Marcha pela visibilidade Trans, conhecida como “Bloco Arco-íris”. Para os futuros projetos, Cleo comunicou que o grupo quer desenvolver parcerias público-privadas, espaços de acolhimento para mulheres e ambulatório para pessoas transexuais.

Sobre as conquistas mais recentes, a representante lembrou da lei, proposta pelo vereador Lucas Caregnato/PT, que declara de utilidade pública a ONG, sancionada em julho de 2022. Para breve, ela informou que deverão ser implementados dois projetos: a Fábrica de Ideias e a Casa Mãe Joana (em Farroupilha). Ambos voltam-se a estimular a autonomia, a profissionalização e a independência feminina.  

14/12/2022 - 09:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo