Voltar para a tela anterior.

Projeto ‘Jiu-jitsu na escola’ tem espaço na tribuna

O representante Wladinir Vieira comentou os benefícios e as dificuldades da iniciativa


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (13/12), o representante do projeto Jiu-jitsu na escola, Wladinir Vieira, usou o espaço do acordo de lideranças para comentar a iniciativa e pedir apoio.

O projeto, que ocorre no Colégio Tiradentes, tem como propósito passar os conhecimentos do esporte para as crianças e os adolescentes. O professor explica que o jiu-jitsu não é só uma prática de defesa pessoal. É, também, um esporte reconhecido e muito benéfico para o bem-estar dos praticantes.

Ele salienta o valor dos aprendizados e dos benefícios tanto para a saúde física, como mental dos alunos. O exercício amplia a capacidade cardiovascular, desinibe os tímidos e acalma os agitados, realça. No âmbito comportamental, ensina o reconhecimento dos erros e acertos e o fortalecimento da autoconfiança.

O projeto Jiu-jitsu na escola teve início em maio deste ano e conta com 62 alunos. O professor trouxe algumas dificuldades que a iniciativa vem enfrentando, como a falta de quimonos para todas as crianças. Ele ainda ressaltou o objetivo de ampliar os ensinamentos e montar uma equipe de competição, para representar o colégio e a cidade.

Porém, segundo Wladinir Vieira, para custear essas ações, são necessários apoio e patrocínio.  Ele conta que todos os materiais utilizados nas práticas foram doados, desde os tatames até alguns dos quimonos usados pelas crianças. “Esporte também é segurança pública, se uma criança está no jiu-jitsu, ela não está nas drogas ou no crime”, frisa, em busca de incentivos para a continuidade do projeto.

13/12/2022 - 10:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo