Voltar para a tela anterior.

Câmara Vai aos Bairros 2022 mobiliza mais de 1,1 mil pessoas e 600 demandas

Sob o comando da vereadora Denise Pessôa/PT, neste ano, a Mesa Diretora promoveu nove edições, o maior número desde que a iniciativa surgiu, em 2010


A prestação de contas do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022 teve como palco a sede da União das Associações de Bairros (UAB) e foi realizada pelo Legislativo caxiense, neste sábado (03/12) à tarde. Na oportunidade, a presidenta Denise Pessôa/PT agradeceu à comunidade pelo envolvimento, pois foram mais de 1,1 mil participantes nos nove encontros deste ano. Os locais contemplaram loteamentos e bairros das regiões norte, sul, leste, oeste e centro.

As cerca de 600 reivindicações, sugestões, críticas e elogios recebidos refletem, principalmente, as necessidades apresentadas pelos moradores. Todas foram remetidas à prefeitura ou a órgãos afins. Conforme listou Denise, as principais áreas que receberam as reivindicações dos moradores foram obras, saúde, limpeza urbana, transporte coletivo, trânsito e educação. Outras, entretanto, também constam nos formulários preenchidos, como urbanismo, assistência social, segurança e meio ambiente. 

"Ouvimos com atenção os caxienses que participaram conosco deste importante projeto. Nosso objetivo é que, cada vez mais, a comunidade acompanhe o trabalho da Câmara e esteja presente nas atividades do Legislativo caxiense", salientou Denise.

Neste encontro na UAB, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB e boa parte dos secretários marcaram presença. A presidenta Denise saudou o fato de o chefe do Executivo ter recebido os relatórios do projeto e pediu que possa ser dado retorno à população quanto à execução ou não dos pedidos entregues. O prefeito ressaltou que já solicitou o envio a todas as unidades envolvidas e retorno à comunidade sobre as providências a serem tomadas. "Dentro do possível vamos realizar as demandas. Contem conosco, pois estamos sempre abertos ao diálogo", garantiu Adiló.

Presidente da UAB, Valdir Walter aproveitou para agradecer ao prefeito pelas reformas na sede da entidade e pela regularização fundiária, com possibilidade de as famílias obterem a escritura de seus terrenos. O chefe do Executivo e a presidenta da Câmara cogitaram uma reunião exclusiva para ver sobre quais reivindicações do Câmara Vai aos Bairros foram atendidas e quais ainda se encontram pendentes.  

Embora tenha sido uma espécie de balanço, o encontro na UAB registrou mais um pouco de queixas. Ao todo, 17 lideranças se manifestaram. Entre as solicitações, área de lazer para o loteamento Canyon e para o Diamantino. Presidente do Canyon, Marciano Correa da Silva assegura que tem até sugestões de onde o espaço pode ser implementado. À frente da Amob Diamantino, Janete Vargas disse que os moradores não têm um espaço para descanso.

Do bairro Castelo, Neura Pedrotti reclamou da falta de limpeza e roçada na área verde e ser necessária manutenção do parque infantil. "Nosso parquinho está abandonado. As crianças não conseguem usar os balanços porque empossa água embaixo. O ônibus da Visate também está uma vergonha, com poucos horários", lista a líder comunitária, questionando a ausência de resposta dos poderes públicos, tendo em vista que ela já formalizou tais reivindicações e entregou no Câmara Vai aos Bairros no Serrano.


O projeto Câmara Vai aos Bairros 2022 foi realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). A Mesa Diretora definiu nove edições neste ano, a maioria nas quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. O terceiro encontro envolveu os moradores do Desvio Rizzo e proximidades, em 30 de junho. Já o Cruzeiro foi palco da 4ª edição, em 28 de julho, e o Reolon da 5ª edição, em 11 de agosto. A 6ª edição foi no Santa Fé (25/08) e a 7ª contemplou o interior, sendo realizada no distrito de Fazenda Souza (06/10). A 8ª edição se deu no Centro (17/11) e este nono encontro (03/12), na UAB, encerrou o cronograma de 2022. Estiveram hoje na UAB, além da presidenta Denise, os parlamentares Tatiane Frizzo/PSDB, Zé Dambrós/PSB, Renato Oliveira/PCdoB, Marisol Santos/PSDB, Lucas Caregnato/PT, Estela Balardin/PT, Adriano Bressan/PTB, Gilfredo De Camillis/PSB, Felipe Gremelmaier/MDB e Olmir Cadore/PSDB.

O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído. A Mesa Diretora de 2022 é composta pela presidenta Denise Pessôa/PT, 1ª vice Tatiane Frizzo/PSDB, 2º vice Velocino Uez/PTB, 1º secretário Zé Dambrós/PSB e 2º secretário Clóvis de Oliveira/PTB.

05/12/2022 - 09:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo