Voltar para a tela anterior.

Vereadores analisam a preservação de exemplares do Correio Riograndense

Convênio possibilitaria a digitalização da coleção completa do periódico


A Câmara avaliou, na sessão ordinária desta quarta-feira (08), a possibilidade de convênio entre o município e a Associação Literária São Boaventura, proposta pela Mesa Diretora da Casa, para a digitalização de exemplares do jornal Correio Riograndense. Com isso, o material passaria a integrar o acervo do Centro de Memória da Câmara Municipal. O projeto voltará a plenário, para discussão e votação.

O convênio prevê que a associação empreste 11,4 mil páginas para a digitalização, a fim de que a Câmara possa completar o acervo do periódico. As páginas serão digitalizadas e, posteriormente, devolvidas.

O periódico circula, sem interrupções, em Caxias do Sul e região, desde 1909. Já foi denominado La Libertá (1909-1910), Il Colono Italiano (1910-1917), la Sraffeta Riograndense (1917-1942) e, por fim, Correio Riograndense, a partir de 1942.

Até o momento, mais de 550 mil páginas de jornais, dos mais diversos títulos, foram digitalizadas e estão disponíveis para consulta da população, no site da Câmara Municipal (www.camaracaxias.rs.gov.br), no espaço do Centro de Memória.

08/06/2011 - 20:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo