Voltar para a tela anterior.

Escola Municipal Caldas Júnior receberá homenagem pelos seus 50 anos de atuação

Na manhã desta terça-feira, a honraria foi aprovada por unanimidade, em plenário


Homenagem aos 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (05/07). O requerimento 35/2022 dispõe sobre a honraria, que será realizada em forma de sessão solene, no dia 24 de agosto de 2022, às 19h. A autora do pedido é a vereadora Rose Frigeri/PT. Assinaram com ela outros 8 colegas parlamentares.

O documento conta a história dessa instituição, desde o seu surgimento até os dias atuais. O Grupo Escolar Caldas Júnior surge da necessidade de haver uma escola no Bairro Petrópolis, para atender o número de estudantes dessa comunidade. Inicialmente, a escola foi denominada Grupo Escolar do Bairro Petrópolis. As atividades escolares foram iniciadas ainda quando funcionava nas dependências da extinta Escola Sacré-Couér de Marie, no ano de 1970. Mas, legalmente, a fundação do educandário deu-se no dia 22 de agosto de 1972.

A partir de 1972, com a doação de uma área de 2.400 metros, feita por João Rech, foi construído o prédio, cuja inauguração deu-se no dia 20 de setembro do mesmo ano, abrigando as atividades do Grupo Escolar do Bairro Petrópolis, com o funcionamento de turmas de 1ª a 5ª séries. Neste período, a escola contava com 207 estudantes e 10 professores.

Em 1982, o Grupo Escolar do Bairro Petrópolis passa a ser denominado Escola Municipal de 1° Grau Incompleto Caldas Júnior. Na mesma data, é autorizado o funcionamento de turmas de 7ª e 8ª séries, passando a atender o Ensino Fundamental (à época, definido como 1º grau), de forma integral. Em 1990, foi concluída a construção do segundo piso da escola, custeado pela Prefeitura, o que possibilitou a ampliação da escola, com nove salas de aula. Essa inovação contribuiu para o aumento do número de matrículas e na melhor distribuição das turmas.

Em 2000, a escola começou o atendimento pelo Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno da noite. Atualmente, a E.M.E.F. Caldas Júnior atende estudantes da Educação Infantil até o final do Ensino Fundamental, além do EJA, compreendendo um total de 505 estudantes no diurno e 45 no turno da noite, residentes de aproximadamente 56 bairros da cidade, totalizando 550 estudantes. A escola conta com 60 professores e 8 funcionárias.

REQUERIMENTO nº 35/2022 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Presente

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON PODE Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

05/07/2022 - 14:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo