Voltar para a tela anterior.

Baitakão chega aos 50 anos com homenagem do Legislativo caxiense

Receberam a distinção os proprietários do estabelecimento, os empresários Ivo Posser e João Antônio Leidens


O discurso forte e contagiante dos proprietários do Restaurante Baitakão, os empresários Ivo Posser e João Antônio Leidens, elevou ainda mais o sentido da homenagem que a Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou, nesta quarta-feira (16/02), pelos 50 anos do estabelecimento. A distinção foi aprovada em plenário a partir de uma proposta do vereador Rafael Bueno/PDT.

Na solenidade conduzida pela presidenta Denise Pessôa/PT, Posser valorizou os frequentadores do espaço, no bairro de Lourdes, e a cidade como um todo. "Estamos sempre inventando novidades para surpreender nossos clientes. Queremos que o Baitakão se mantenha contemporâneo e na vanguarda. É que amamos Caxias e queremos continuar ajudando a construí-la e a perenizar essa história de desenvolvimento da comunidade", afirmou o empresário, contendo-se de emoção.

Essa amorosidade expressa por Posser também se evidencia na relação do estabelecimento com a Festa Nacional da Uva. O empresário recordou que o início do negócio ocorreu justamente no evento promovido em 1972, marco da transmissão a cores da TV brasileira. Lembrou que o empreendimento já abrigou um parreiral, fez lanche com pão de uva, além de servir a fruta aos consumidores.

No entendimento do empresário, a longevidade do Baitakão tem como receita: trabalho, dedicação, persistência e inovação. Listou diversos atrativos que foram sendo implementados ao longo dos anos, fortalecendo essa receita e cativando os clientes.

Leidens fez uma retrospectiva de fatos políticos e econômicos que impactaram no cotidiano do Baitakão desde seu surgimento. Mencionou os 11 presidentes da República que o estabelecimento “assistiu” tomarem posse; listou planos que afetou a economia, como Bresser, Cruzado, Collor; crises financeiras que causaram desempregos, como ocorreu em 2014 no Brasil; até chegar aos dias atuais, quando a sociedade ainda amarga os efeitos da pandemia do coronavírus.

Segundo Leidens, a vida de empresário transforma a pessoa. Nesse sentido, ressalta que o estabelecimento procura auxiliar diversos projetos sociais. Paralelamente, aposta em iniciativas inovadoras. “A diversidade é nosso lema”, frisa, ao mencionar o Bier Garden.

Leidens também deu o tom do caminho do negócio daqui para frente e expressou agradecimentos ao Legislativo: "Como será o amanhã? Estaremos sempre dê olho nas tendências. E agradecemos ao vereador Rafael e à Câmara por essa homenagem. Sabemos o quanto a Câmara representa e nos sentimos orgulhosos por estar aqui".

Ao fazer seu pronunciamento em nome da Casa, o vereador Rafael Bueno resgatou a trajetória do Baitakão e seu envolvimento comunitário. Observou que a parceria entre Posser e Leidens atravessou os anos e foi fundamental para consolidar uma das mais importantes marcas do setor na cidade e região. Neste momento, a nova geração das duas famílias está acompanhando de perto e contribuindo para o avanço do empreendimento. Diante disso, Bueno fez questão de mencionar os filhos dos atuais sócios que têm abraçado a condução do restaurante.

“Atualmente, a filha de Posser, Agnicayana (mais conhecida como a Nica), e o filho de Leidens, João Felipe, atuam ao lado dos pais. Temos o prazer de ter ambos aqui nesta manhã. Conversei com eles e é possível perceber a visão empreendedora que herdaram dos pais”, elogiou, desejando vida longa ao BaitaKão.

Na mesma linha, seguiu a presidenta Denise. Ao destacar o trabalho do comando e dos funcionários do Baitakão, a parlamentar sublinhou os sentimentos que a gastronomia também provoca nas pessoas e na sociedade. “São 50 anos de memória gastronômica e afetiva, e a gente observa o carinho com que vocês trabalham pela comunidade”, parabenizou Denise.

Na mesa de autoridades, representando o município, marcou presença o secretário municipal de Urbanismo, João Uez. Na plateia, prestigiaram o evento alguns colaboradores, fornecedores, amigos e frequentadores do estabelecimento. 

 

Origens

O Baitakão teve início há meio século, na Festa da Uva de 1972, com o primeiro trailer de cachorro-quente, organizada por três jovens: Ivo Posser, Ênio Milani e Milton Scola. Posser é o único que segue à frente do restaurante, com a parceria de João Antônio Leidens.

O empreendimento cresceu e se ampliou, sempre com novidades, como a introdução do refrigerante de latinha e a colocação de telões para exibição de filmes, principalmente documentários ou clássicos, em um terreno com capacidade para muitos veículos.

A homenagem ocorre pelo fato de o BaitaKão ter uma ótima relação com Caxias do Sul, registrando uma trajetória marcada pela busca da inovação e bom atendimento, além de ser o mais antigo restaurante de refeições rápidas da cidade.

Até 1977, funcionava na Avenida Júlio de Castilhos, em São Pelegrino. Desde 1978, o estabelecimento atende na Rua Sinimbu, no bairro Lourdes, empregando dezenas de funcionários. O BaitaKão atende todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, em horário que abrange almoço, happy hour e jantar, atendendo das 11h às 14h30min e das 18h às 24h.

16/02/2022 - 11:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo