Voltar para a tela anterior.

João Alberto Marchioro é agraciado com o título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul

Antes da sessão solene, foi lançado o livro alusivo aos 25 anos da sede do Legislativo, idealizada pelo arquiteto e urbanista


O arquiteto e urbanista João Alberto Marchioro é o mais novo Cidadão Emérito de Caxias do Sul. O título foi concedido em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite desta segunda-feira (22/11), no plenário do Legislativo caxiense. A data de hoje também marcou o aniversário de 25 anos da atual sede do Parlamento, idealizada por Marchioro. A honraria se originou do projeto de decreto legislativo 9/2021, de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Velocino Uez, que conduziu a cerimônia de hoje.

Momentos antes, na Casa de Leitura do Legislativo, houve o lançamento do livro A Casa do Povo: 25 anos da sede do Legislativo de Caxias do Sul. Organizada pelos jornalistas Fábio Rausch e Tales Armiliato, pelo historiador Eduardo Reis (idealizador da publicação) e pelo relações públicas Denerlei Antonioli, o livro contém uma perspectiva inédita do trabalho de Marchioro, vencedor do concurso para a escolha do projeto arquitetônico do prédio. As obras aconteceram de 1986 a 1988, reiniciando-se em 1994, até a inauguração definitiva, em 22 de novembro de 1996. As reproduções de traços, anotações, croquis, mapas e maquetes, baseadas em originais de Marchioro, são acompanhadas por relatos memoriais dele.

Nos pronunciamentos, o presidente da Casa salientou que Marchioro consagrou um aspecto visionário que dignificou o Parlamento local. Depois de receber o título de Cidadão Emérito, o homenageado enalteceu o papel dos servidores públicos do Legislativo, como foi o caso do hoje aposentado José Bianchi, que, por diversos anos, atuou como diretor administrativo e financeiro da Câmara. Marchioro chamou o prédio de seu filho e agradeceu pelo apoio de muitos colegas da Arquitetura, como Paulo Bertussi.

Conheça o homenageado

João Alberto Marchioro, de 77 anos, é natural de Caxias do Sul e responsável pela concepção da atual sede do Legislativo caxiense, um dos cartões postais da cidade, com a sua característica arquitetônica própria, como as videiras na fachada. Formou-se em Arquitetura, em 1969, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e se especializou em Planejamento Urbano e Regional, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Marchioro desenvolveu diversos serviços profissionais, nas áreas de arquitetura residencial unifamiliar e coletiva, industrial e comercial, de arquitetura de interiores e de planejamento. Entre outras iniciativas já executadas pelo arquiteto, estão projetos de arquitetura monumental, como o do Parque e dos Pavilhões da Festa Nacional da Uva (1973) e as ampliações ali realizadas, incluindo a construção do novo Centro de Eventos e do novo Pórtico, e o Estádio Centenário, da Sociedade Esportiva e Recreativa (S.E.R.) Caxias.

Ele ainda atuou no serviço público. Entre as funções desempenhadas pelo arquiteto, esteve a de assessor técnico do antigo Gabinete de Planejamento (Gamaplan) da Prefeitura de Caxias do Sul, no ano de 1984.

22/11/2021 - 21:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo